Com propriedades antioxidantes e com grande poder de hidratação, o uso da vitamina E para pele ganhou espaço nos dermocosméticos e tem se tornado mais frequente. Mas quais são os benefícios da Vitamina E? A dermatologista Gina Matzenbacher explicou o funcionamento e esclareceu algumas dúvidas. Confira:
VITAMINA E
Essencial para o organismo, a vitamina E é uma substância lipossolúvel e, segundo Gina, “as principais propriedades da vitamina E são o potencial antioxidante e potencial hidratante”. Além disso, essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como peixes, legumes e óleo vegetal.
A vitamina E para pele possui diversas funções e possui propriedades hidratantes que auxiliam no processo de prevenção de rugas, linhas de expressão e também propriedades que auxiliam no fortalecimento da barreira de proteção da pele.
BENEFÍCIOS DA VITAMINA E PARA A PELE
Toda vitamina possui benefícios para o nosso organismo, afinal, elas são responsáveis pelo bom funcionamento do nosso corpo. Contudo, algumas podem ser vantajosas para determinadas partes do nosso sistema, como a Vitamina E para pele. Portanto, veja cinco benefícios dessa substância para a saúde da pele.
Antioxidante: a vitamina E para pele possui um efeito antioxidante que contribui para o combate a formação de radicais livres, que ocasionam o envelhecimento da pele, manchas solares e rugas.
Hidratação: outro benefício dessa substância se encontra no potencial hidratante. Segundo a dermatologista, “a vitamina E confere ótima hidratação para a pele, sendo utilizada associada com outros antioxidantes, como vitamina C, resveratrol e até ácidos, como retinol”.
Potencializa outras vitaminas: com grandes vantagens quando usada sozinha, a vitamina E consegue potencializar o efeito de outras vitaminas e auxiliar em diversos tratamentos.
Brilho e luminosidade: por ser uma vitamina que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a vitamina E confere um brilho natural para a pele, além de mantê-la iluminada com ação que combate os radicais livres.
Protege da radiação ultravioleta: a Vitamina E pode ser utilizada por via oral em conjunto com outros ativos antioxidantes como a vitamina C para potencializar a proteção à radiação ultravioleta e também em suplementos com colágeno hidrolisado para prevenção e tratamento de flacidez e envelhecimento.
Para alcançar esses resultados, é claro que apenas o uso da vitamina não é suficiente. Manter uma alimentação saudável e o corpo hidratado é igualmente necessário para ter uma pele bonita e viçosa.
Além disso, podemos associar a vitamina E a diversos outros agentes antioxidantes em formulações dermatológicas não só para uso facial, mas também no corpo, mãos e unhas que necessitam de hidratação constante.
CONTRAINDICAÇÕES
Ao usar qualquer substância na pele, principalmente no rosto, é preciso atenção às ações que ela pode gerar. Nesse sentido, Gina alerta para a necessidade de sempre buscar a recomendação de um médico.
De modo geral para o consumo oral de vitaminas ditas lipossolúveis como a vitamina E, o ideal é que seja prescrita por um médico, de acordo com as necessidades individuais. Se você for gestante ou possuir alergias, não faça uso por conta própria.
Por fim, a vitamina E para a pele possui diversos benefícios. Assim, ela é indicada para peles que desejam iniciar os cuidados e já se preocupam com ruguinhas finas iniciais. Portanto, busque a orientação de um dermatologista e veja como você pode aproveitar os benefícios desta potente substância.
Leia outras notícias no Portal RSN.