22/08/2023
Cultura e Entretenimento Guarapuava

Peça teatral faz provocações sensoriais nesta quinta em Guarapuava

Peça busca pela arte, sinalizar práticas de eficiência, superação, de capacidade num exercício prático da verdadeira e efetiva inclusão

teatro3

Peça busca pela arte, sinalizar práticas de eficiência, superação, de capacidade num exercício prático da verdadeira e efetiva inclusão (Foto: Apadevi)

Eles são sete atores que vão estar no palco do Teatro Municipal Marina Karam na noite desta quinta (10), em Guarapuava. A partir das 19h30 é a estreia da peça ‘Re vistas e La mentos’. A maior atração, no entanto, é o exemplo de superação dos atores. São homens e mulheres cegos ou com baixa visão que formam o grupo Luz.

Criado pela Apadevi o grupo se destaca pelo aspecto inédito enquanto tempo de existência, particularidade dos participantes e número de peças montadas. De acordo com a professora Egleci Lipmann, o ‘Luz’ existe há 30 anos. “Busca pela arte, sinalizar práticas de eficiência, superação, de capacidade num exercício prático da verdadeira  e efetiva inclusão”.

(Foto: Apadevi)

Conforme a professora, quem for ao teatro vai assistir um ‘pot pourr’, um mosaico, ou melhor um ‘auto teatral’ das peças já apresentadas. Entre estas O amor teima em Nascer, O boi e o burro a caminho de Belém, de Maria Clara Machado, Quem roubou o meu futuro, de Sílvia Orthof, Gnomos de Gnú – livre adaptação de Uberto Eco. Assim como Entre nós.

“Essa peça de autoria do grupo conta a nossa história; Ex turvo com/sensibilidade livre adaptação do romance Estorvo de Chico Buarque de Holanda, Constructos Sensíveis fragmentos estéticos da história da literatura e da música”.

MELHOR PRODUÇÃO ARTÍSTICA

De acordo com as informações, a peça Estorvo foi classificada em 2011 no concurso Arte Inclusiva versão Albertina Brasil do Ministério da Cultura. Considerada a melhor produção artística do Sul do Brasil, obteve a segunda maior pontuação no ranking nacional.

(Foto: Apadevi)

Conforme Egleci, o ‘Luz’, já se apresentou em diversos palcos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atingindo um público de milhares de pessoas. Heróis da resistência numa sociedade ainda ‘pre-conceituosa’ e de práticas hegemônicas, essas pessoas trazem o estigma da cegueira, da baixa visão, da deficiência visual.

“No entanto, marcam a existência na fé, na luta, na arte por um mundo melhor, mais digno, mais igualitário e justo, um mundo mais humano”. Com este trabalho buscam levar as pessoas a verem além do olho, a escutarem além do ouvido, a sentir além dos sentidos, a viverem além da superficialidade, a amarem apesar das diferenças.

FICHA TÉCNICA

Re Vistas e Lamentos de uma história tem como ficha técnica:
Concepção e direção: Eglecy Lippmann
Espaço Cênico, contra regra e direção: Franciane Silveira
Interpretação: Evanize Thimoteo, Geovani Lima, Heloana Haick, Herverton Luiz Rodrigues, Márcio Luis Souza, Renilson José Klüber, Salete Quadros.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo