22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Após desabastecimentos seguidos em Guarapuava, Sanepar faz esclarecimentos

Obras em execução devem ampliar abastecimento de água. "Estamos melhorando a produção, para termos mais água tratada"

coletiva

Conforme a Sanepar, nesta quinta (11) houve uma queda de energia elétrica inesperada que provocou problemas nas bombas da companhia (Foto: Mariana Valente/Portal RSN)

*Reportagem com vídeo

Após seguidos desabastecimentos em Guarapuava, na manhã desta sexta (11) a Sanepar promoveu uma coletiva de imprensa para falar sobre os repetidos problemas envolvendo falta de água no município. Nesta quinta (10) várias Regiões ficaram sem água e hoje em muitos locais o abastecimento não tinha voltado ao normal.

De acordo com Adão Alisson Slompo, gerente da Regional de Guarapuava (CRGA), por conta de uma queda de energia elétrica inesperada, duas das três bombas da Sanepar tiveram problemas. Por isso, na tarde dessa quinta (10), a companhia operava com apenas uma bomba na captação no Rio das Pedras.

Conforme o gerente, quando faltou luz, a água que estava nas bombas voltou para os motores que acabaram incendiando. “Quando ocorre a parada de um dos motores ou de uma das bombas, nós deixamos de produzir uma certa quantidade de água”.

Assim, a retomada para o reabastecimento acaba sendo um pouco moroso. Porque se de fato as adutoras acabaram secando e os volumes de água chegaram ao extremo zero nas redes, até que a água seja produzida, tratada e distribuída para toda a população, acaba levando um tempo maior para que a pessoa lá da ‘ponta’ receba.

Desse modo, a companhia reforçou a importância dos consumidores terem em casa uma caixa d’água. Conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel pode ter um reservatório de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

Porém, conforme a Sanepar, a previsão é que todas as residências voltem a ter abastecimento normal até o fim do dia. Confira na íntegra a coletiva de imprensa: 

MANUTENÇÕES

Nas últimas semanas a Sanepar divulgou algumas manutenções, que segundo as informações repassadas durante a coletiva foram preventivas. Por isso que os consumidores são avisados antes. De acordo com Joel Pires, engenheiro da Gerência de Projetos e Obras da Região Sudeste (GPOSD), obras em execução buscam ampliar o abastecimento de água à população, sobretudo durante o verão que se aproxima.

Foi feito um projeto de forma macro, olhando para o todo de Guarapuava. Por isso fizemos uma projeção do crescimento da população nos próximos 30 anos no município. (…) Nós estamos trabalhando com o sistema de captação. Estamos melhorando a produção, para termos mais água tratada. (…) Nós instalamos um novo módulo de tratamento aqui [Sanepar]. Nos próximos meses vamos estar trabalhando com uma nova adutora, além de novas bombas e a barragem na área da captação.

Conforme o engenheiro, o gasto da obra, que está em fase de conclusão, foi de R$ 27 milhões. Ele ainda disse que todas as bombas da companhia estão sendo trocadas por novas para evitar problemas.

INVESTIMENTOS

(Foto: Mariana Valente/Portal RSN)

Estão em curso obras que ampliam a captação, o tratamento e distribuição de água em Guarapuava. Segundo a Sanepar, a companhia está fazendo o reforço e setorização de redes de abastecimento e melhorias no controle de pressão e vazão dos sistemas.

Assim, a captação no Rio das Pedras está recebendo nova adutora. Por isso até o fim do ano ainda podem haver duas manutenções operacionais, provocando assim, a paralisação na distribuição de água em algumas Regiões do município. Mas conforme a Companhia, a população será informada com antecedência.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.