22/08/2023
Cotidiano Paraná

Compra de pacotes de viagem exige cautela do consumidor, alerta Procon

De acordo com o Procon, qualquer descuido pode descontrolar o orçamento e transformar o lazer em dor de cabeça

procon

Procon orienta sobre viagens (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a coordenadoria do órgão em Guarapuava, alertam consumidores sobre compra de pacotes turísticos. De acordo com o Procon, qualquer descuido pode descontrolar o orçamento e transformar o lazer em dor de cabeça. Para evitar possíveis transtornos, a primeira providência é ter cautela para encontrar uma boa agência de viagens. Também é preciso cuidar com promessas vazias nesse período de ‘Black Friday’ e viagens de fim de ano.

Conforme a diretora Procon no Paraná, Cláudia Silvano, os viajantes devem pesquisar a idoneidade das empresas de turismo. “Saiba mais sobre a empresa antes de comprar um pacote, para ter certeza de que a empresa escolhida é séria e não possui reclamações”.

Também é fundamental, conforme a diretora, saber o que consta nos pacotes adquiridos pelo consumidor. “Por exemplo, é muito importante observar o número de diárias e refeições oferecidas, além de passeios”.

Mas se a viagem envolver menores de idade, o cuidado deve ser redobrado. É fundamental que, quando as crianças viajem sozinhas, para acampamentos e colônias, os pais ou responsáveis verifiquem em contrato todas condições da hospedagem para que seja cumprido o que foi combinado na compra do pacote. Também é aconselhável que o consumidor guarde folhetos e outros materiais que podem servir como prova em uma eventual de necessidade.

Pessoas que tiverem problemas ou que queiram mais dicas de cuidados com relação a direitos do consumidor podem conferir mais informações em www.procon.pr.gov.br.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.