A atleta Isabel Salgado, um dos ícones do vôlei brasileiro morreu nesta quarta (16) em São Paulo. Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês, mas não resistiu e morreu aos 62 anos. De acordo com as informações, ela sofreu uma síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), uma condição clínica rara.
Isabel chegou a ser internada no Hospital. A família e o hospital ainda não se manifestaram, mas os amigos próximos confirmaram a morte. A atleta disputou duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) no vôlei de quadra. No início dos anos 1990, migrou para o vôlei de praia, sendo uma das pioneiras mundiais da modalidade. Isabel deixa cinco filhos e cinco netos.
Na última segunda (14), houve o anúncio de que a atleta integraria o grupo técnico de esportes para a transição de governo do presidente Lula, que assumirá o país em janeiro. Assim, ela participou de reunião virtual na segunda, porém acabou internada após se sentir mal.
CARREIRA
Maria Isabel Barroso Salgado nasceu no Rio de Janeiro e fez grande carreira no esporte. Conforme as informações, ela fez parte da seleção feminina de vôlei que abriu as portas para a modalidade em 1980, ao lado de Vera Mossa e Jaqueline.
No entanto, a atleta não ganhou medalha nas Olimpíadas que disputou, mas aquela equipe foi a primeira da história do país a disputar grandes competições. Em 1979, Isabel recebeu medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, em San Juan, Porto Rico.
Além disso, ela se tornou a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar numa liga estrangeira, na Itália, em 1980, no Modena, quando viajou para a Europa com a filha Pilar, recém-nascida.
(*Com informações do Globo Esporte e TNH 1)
Leia outras notícias no Portal RSN.