22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

João Manoel comemora 40 anos de criação da Ampla Painéis

A Ampla nasceu em Guarapuava e hoje se expande pelo Paraná, Santa Catarina e Paraguai como referência em mídia externa

joão

A Ampla tem a direção geral de João manoel de Almeida (Foto: Capa/Revista três Fronteiras)

Há 40 anos Guarapuava ganhava aquela que seria uma das empresas mais promissoras do Paraná. Era o começo dos anos 80 quando o empresário João Manoel  Soares de Almeida imprimiu, não apenas uma marca própria. Mas leva o nome de muitos empreendimentos por meio da mída OOH (Out of home) urbana e rodoviária. E é com esse formato que a Ampla se consolidou como pioneira e, principalmente, como referência no setor. Hoje a empresa possui sedes físicas também em Curitiba e Foz do Iguaçu.

De acordo com o empresário, que hoje mora em Foz do Iguaçu, o início ocorreu em 1982. Ele trabalhava no departamento comercial numa das emissoras de rádio em Guarapuava. A empatia, o jeito descontraído de se comunicar com as pessoas o tornou um ‘expert’ em comunicação verbal. Como resultado ele adquiriu uma carteira sólida de clientes.

Gerida pelo espírito empreendedor e pela inovação em mídias, a Ampla logo cresceu. Além de Guarapuava, passou a atuar em outras cidades paranaenses. Sempre de olho nas inovações tecnológicas, em 1984, João Manoel investiu no primeiro ‘plotter’ de recorte. “Foi o primeiro do Paraná. Era uma máquina acoplada a um computador que recortava letras para serem aplicadas nos ‘outdoors’. Algo muito revolucionário para a época”.

FORMA ARTESANAL

Assim como todo começo, sem tecnologia, o trabalho não foi fácil. A montagem de ‘outdoors’, por exemplo, era feitos artesanalmente, mas valorizava o trabalho artístico de pintores da cidade. Surgia então uma maneira inovadora de anúncio. Até então, os muros serviam como painéis ao exporem publicidades de empresas. Foi nesse período que João Manoel deu vazão à criatividade e criou um slogan que permanece até hoje. Enaltecendo a cidade surgiu o “Guarapuava, cidade coração”.

Em 1988, com a visão empreendedora de João Manoel fez com que a empresa se transformasse na Ampla Publicidade. Nascia também o “Ampla News’, um periódico de circulação gratuita sobre fatos do cotidiano da cidade. E a partir daí, concentrou o trabalho e migrou para a mídia externa.

Colaboradores da Ampla em Guarapuava (Foto: Revista Três Fronteiras)

NOVO DESAFIO

De acordo com o empresário, era preciso ousar, fazer frente a um novo desafio. “Assumimos de forma exclusiva a gestão das mídias na faixa de domínio da Concessionária de Pedágio Caminhos do Paraná. Não foi fácil, pois precisamos criar a padronização e os processos para comercialização neste tipo de operação. Era algo novo, feito por poucas empresas no Brasil”.

Esse trabalho foi o trampolim para que a Ampla ganhasse a concorrência para a gestão das mídias também da concessionária de pedágios CCR Rodonorte. O raio de abragência inclui o principal entroncamento rodoviário do Paraná a Curitiba. Estava traçado o caminho para que a empresa fincasse a base também na capital paranaense.

Há cerca de cinco anos, uma parceria com empresário de Curitiba, gerou a Via Ampla com sede na capital. Juntos eles compraram mais duas empresas de mídia exterior em Curitiba. Há também a ampliação com a compra de outra empresa em Foz do Iguaçu. Esses investimentos transformaram a Ampla em líder na mídia exterior na Região da Tríplice Fronteira.

Mas as parcerias não param por aí. Junto com a JF3 Mídia, a Ampla experimenta um salto gigante na mídia exterior de mega painéis em faixa de domínio nas rodovias. São várias estruturas iluminadas ao longo de rodovias. Algumas com mais de 70 metros de extensão, sob cabines de pedágio. Conforme disse João Manoel, essa parceria é responsável pela maior campanha de mídia exterior que o Paraná já viu para um único cliente. Nesse sentido, há a exibição de anúncios de uma empresa de pneus, sediada em Ciudad del Este, no Paraguai.

O cliente XBRI é uma inspiração para todos os empreendedores, pois entende a força e a importância que a propaganda proporciona para o seu negócio. Este cliente investe pesado tanto na mídia exterior como em outras mídias de alcance em massa. Mas é nas mídias rodoviárias que está grande parte do seu investimento. Se todas as empresas tivessem essa mesma visão, com certeza estariam colhendo muito mais resultados.

Energia solar (Foto: Revista Três Fronteiras)

MEGA PAINÉIS EM LED EM RODOVIAS

O plano agora é manter a parceria e implantar mega painéis em LED nas principais rodovias do Paraná e Santa Catarina, uma evolução desta modalidade agregada com as novas tecnologias. Afinal, já há uma operação de mídias na concessionária de pedágio CCR Via Costeira, que vai de Tubarão (SC) até Passos de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.

“Neste trecho, possuímos a exclusividade nas mídias dentro da faixa de domínio”. Conforme o empresário, no mesmo período, houve a assinatura de contrato com a concessionária de ferrovias RUMO S/A. Serão implantadas mídias em locais onde a malha férrea atinge perímetros urbanos e de grande circulação de pessoas. “Uma operação inédita e muito promissora”.

E ainda tem mais atuação da Ampla. “Fomos pioneiros também na utilização de energia solar na mídia exterior. Esse pioneirismo teve início anos atrás na concessão da CCR Rodonorte e Caminhos do Paraná, onde a Ampla criou o maior case de mídia em faixa de domínio sustentável com o apoio desta inovação. Hoje, está em fase de planejamento a construção de uma fazenda solar própria, em parceria com a JF3. Essa fazenda será responsável pela geração de energia a ser consumida pela empresa em seus vários locais de atuação, de uma forma moderna, limpa e sustentável”.

Por fim, o empresário que começou a escrever a história em Guarapuava diz que sente orgulho.

Eu sinto muito orgulho da minha história e de tudo o que a Ampla representa. Temos clientes que são anunciantes durante esses 40 anos. Estão conosco porque sabem do nosso respeito e dedicação pela marca deles.

E continua: “Todo meu entusiasmo e positividade são movidos pela paixão que tenho pelo que faço. Para possuir uma empresa e chegar a 40 anos de existência, precisamos ter muita paixão, muita determinação e um propósito bem definido de vida. Esse meu propósito sempre foi conectar marcas e pessoas por meio da mídia externa e acredito que estamos fazendo isso muito bem”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.