*Reportagem com vídeo
O jornalista Cid Moreira, ex-global, é uma das atrações do Coral dos Anjos no Parque do Lago, em Guarapuava. Ele será o narrador do maior espetáculo a céu aberto do país, conforme o Guiness Book, na noite de 9 de Dezembro, às 20h, aniversário de Guarapuava. O anúncio em forma de convite está no vídeo gravado pelo narrador.
O Coral dos Anjos envolve 2,5 mil crianças das escolas municipais. São elas a Abílio Fabriciano de Oliveira, Alcindo de França Pacheco, Antonio Lustosa de Oliveira e Lacerda Werneck. Elas já ensaiam às margens do Parque do Lago. O espetáculo chama a atenção, não apenas por causa do apelo emocional das canções natalinas, mas pelo cenário temático.
Neste ano, conforme disse a secretária municipal de Turismo e Eventos, Katriane Mila, uma ‘chuva de estrelas’ dá o toque da decoração natalina na cidade. Aliás, elas já podem ser vistas nas cores vermelho, azul e verde na Lagoa das Lágrimas, outro cartão-postal da cidade.
Conforme informações da secretária de Cultura, Rita Felchak, a cantata está sob a responsabilidade do Coral Municipal. A regência é do Maestro Fernando. “O roteiro já está gravado”.
CORAL NASCEU EM 2006
Criado em 2006, na gestão do ex-prefeito Fernando Ribas Carli, o projeto do Coral dos Anjos, nasceu na cozinha da então Secretaria de Educação e Cultura. De acordo com a professora Elizabeth Quevedo, ex-diretora de projetos culturais da SEEC, ela e a também professora Rosa Iatrino conversavam no local.
“Eu disse à Rosa que queria fazer um projeto com anjos e crianças na Lagoa das Lágrimas. Enquanto conversávamos, a professora Dorotil [Melhem), parou na porta, ouviu e entrou na conversa”. Quando Elizabeth já estava na sala onde trabalhava, a secretária chegou. Ela pediu que fosse dado continuidade à ideia.
“Ela [Dorotil] disse que o prefeito queria popularizar o Parque do Lago e que fizéssemos lá”.
Conforme Elizabeth Quevedo, o projeto tomou forma. “Eu e a professora Dorotil [já falecida] e mais uma funcionária contamos os passos em volta do Lago. Vimos que seriam necessárias três mil crianças”. As reuniões para organizar aquele que se tornaria o maior coral a céu aberto do País, começavam em julho.
“A maestrina Marcia Rickli, do Coral Municipal escolhia as músicas que eram repassadas às diretoras da escolas. As crianças decoravam e ensaiavam”.
De acordo com Quevedo, nesse mesmo ano o Guiness Book veio a Guarapuava e o coral entrou para o livro mundial de recordes. Desde então, a cada ano, o Coral ganha acessórios que encantam o público. *Confira o vídeo abaixo.
Leia outras notícias no Portal RSN.