22/08/2023
Brasil Cotidiano

Cantor e compositor Erasmo Carlos morre aos 81 anos no RJ

Erasmo Carlos foi internado nessa segunda (21) e precisou ser intubado às pressas, mas não resistiu e morreu nesta terça (22)

Erasmo Carlos

Erasmo Carlos (Foto: Divulgação/Guto Costa)

O cantor e compositor Erasmo Carlos morreu nesta terça (22) aos 81 anos no Rio de Janeiro. Ele havia sido internado às pressas na manhã dessa segunda (21) no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca. Erasmo havia recebido alta no início do mês após ficar internado por nove dias no mesmo hospital, com um quadro de edema.

Além disso, o artista vinha há alguns meses tratando uma síndrome edemigênica, doença que ocorre quando há dificuldade de manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos.

Conforme as informações do jornalista Guilherme Amado, a esposa de Erasmo, Fernanda, estava ao lado do cantor na hora da morte. Mas ainda não houve divulgação da causa da morte. O cantor já tinha passado por internação em agosto de 2021, quando teve covid-19.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Erasmo Carlos, foi um cantor, compositor, ator, músico, multi-instrumentista e escritor brasileiro. Um dos pioneiros do rock brasileiro, nos anos 60 fez parceria com o cantor e compositor Roberto Carlos, compondo várias músicas juntos, que gravavam em discos em carreira solo.

Eterno ‘Tremendão’, amigo de Tim Maia desde a adolescência, ele montou a banda The Sputniks em 1957 ao lado do colega e de Arlênio Lívio (1942-2003), Wellington Oliveira e Roberto Carlos. Uma briga entre o Rei e Maia colocou fim no grupo. No ano seguinte, integrou a banda The Snakes com Lívio, José Roberto e Edson Trindade.

Na década de 1960, Carlos foi acusado de corrupção de menores, mas acabou inocentado. Por isso, a carreira esteve num momento de turbulência, que durou até 1970, quando surgiu com um estilo de música hippie, diferente da Jovem Guarda. Em ‘De Noite na Cama’, uma das composições dele, o cantor fez ode à maconha.

Um dos trabalhos de maior sucesso foi o ‘Erasmo Convida’, disco em que gravou com grandes nomes da MPB como Nara Leão (1942-1989), Maria Bethânia, Gal Costa (1945-2022), Wanderléa, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Ben, Caetano Veloso e Roberto Carlos.

(*Com informações dos portais Metrópoles e Uol)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.