A educação ambiental e as condições climáticas estão na pauta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Entre os dias 28 e 30 de novembro, ocorrerá um encontro internacional sobre o tema em Guarapuava. O seminário vai reunir pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior do Brasil e do mundo.De acordo com a programação, serão palestras, mesas-redondas e apresentações de 74 trabalhos acadêmicos relacionados às mudanças climáticas. As abordagens serão interdisciplinares de aspectos do efeito estufa, aquecimento global e outros fenômenos. Além das inscrições, a programação completa e outras informações estão disponíveis aqui.
Pesquisadores de renome de instituições públicas e privadas de várias Regiões brasileiras vão conduzir a programação. Assim sendo, na terça (29), um grupo de trabalho vai debater as experiências acadêmicas das universidades paranaenses. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, participa.
Conforme a agenda, na abertura o professor Pedro Jacobi, da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre os principais desafios de governança. Ele aborda o contexto das emergências climáticas e cenários sociopolíticos. Já o professor Alfredo Penna-Veja, da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais dan École des hautes études en sciences sociales, instituição francesa de pós-graduação e pesquisa, abordará os aspectos climáticos, com visão voltada às gerações presentes e futuras.
A professora Adriana Massaê Kataoka, Doutora em Ecologia e Recursos Naturais da Unicentro, sinaliza a educação ambiental como alternativa pedagógica associada à governança e responsabilidade socioambiental.
PARCERIAS
O encontro conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Leia outras notícias no Portal RSN.