Por poucos dígitos, Guarapuava não zera o saldo de empregos em outubro. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça (29), apontam que o município fechou o último mês com saldo de apenas quatro postos de trabalho. Conforme o levantamento, isso representa que houve 1.872 admissões contra 1.868 desligamentos.
Em setembro, o saldo ficou em 51 postos criados com carteira assinada, ou seja, a queda percentual chega a 92%. Entretanto, o setor que apresentou maior saldo positivo em outubro foi o Comércio. Isso porque teve 654 admissões contra 601 demissões, totalizando 53 vagas de trabalho.
A Agropecuária se recuperou e teve um resultado positivo, com 96 contratações e 55 desligamentos, finalizando o mês com saldo positivo de 41 postos criados. Isso demonstrou que o setor ganhou força, pois setembro apresentou um saldo de apenas nove admissões.
Ainda de acordo com o relatório, o setor de Serviços também teve um resultado positivo, com 657 pessoas empregados e 620 demissões. Assim, o saldo fechou em 37 vagas de trabalho. Apesar de ter um número favorável, o setor teve uma queda de 37% nas contratações, já que setembro apresentou saldo de 59 vagas.
SALDOS NEGATIVOS
O setor de Indústria é o que mais precisa se recuperar em novembro. Já que o saldo teve um resultado negativo. Assim houve o fechamento de 122 postos de trabalho, com 262 admissões e 384 desligamentos. Desde agosto, a Indústria apresenta números negativos em relação a geração de emprego com carteira assinada em Guarapuava.
Já o setor de Construção Civil apresentou uma pequena melhora, em setembro o saldo ficou negativo com o fechamento de nove vagas com carteira assinada. Em contrapartida, outubro teve 203 admissões e 208 desligamentos. O mês terminou com resultado negativo, mas menor do que o anterior, já que ficou com saldo de cinco postos de trabalho encerrados.
PARANÁ
O Paraná também se destacou com dados do Caged, já que fechou novamente com saldo positivo de empregos. Em outubro, o Estado teve 135.559 admissões e 125.034, resultando em 10.525 postos de trabalho. Sendo assim o terceiro Estado que mais gerou empregos no mês no Brasil. Com o resultado, o Paraná já soma 147.955 empregos gerados em 2022, se consolidando como o maior empregador da Região Sul.
Leia outras notícias no Portal RSN.