O Ministério Público do Paraná (MPPR) fez uma inspeção extraordinária na cadeia pública de Laranjeiras do Sul nessa quinta (8). A ação ocorreu após a Operação Sem Privilégios, da Polícia Penal, que culminou com o afastamento de 22 servidores do estabelecimento prisional.
Além disso, teve como objetivo verificar a atual situação do local, da estrutura e apurar eventuais irregularidades durante operação. Assim, a inspeção ocorreu pela 1ª e pela 2ª Promotorias de Justiça da comarca e acompanhada pelo Setor de Operações Especiais da Polícia Penal (SOE). Contudo, os agentes ministeriais não encontraram irregularidades na atuação do SOE.
Durante a atividade no estabelecimento prisional, levantaram informações acerca das ilegalidades encontradas pela polícia penal na execução da Operação Sem Privilégios, que o Ministério Público irá apurar nas esferas cível e criminal.
OPERAÇÃO
A Operação Sem Privilégios, feita simultaneamente nas cadeias de Laranjeiras do Sul e Guarapuava, desencadeada pela Polícia Penal a partir de informações sobre possíveis irregularidades nessas unidades, deu conta de que pessoas privadas de liberdade estariam recebendo privilégios indevidos.
Desse modo, a partir da ação, foram afastados os 22 servidores da cadeia pública de Laranjeiras do Sul. Por fim, reforçando a segurança nos dois locais, transferiram cerca de 100 custodiados para outras unidades.
Leia outras notícias no Portal RSN.