22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Saúde

Equipe da Upa Batel faz parto de mulher que não sabia que estava grávida

A mulher de 39 anos chegou na unidade às 6h20 desta terça (13) com sangramento vaginal e fortes dores abdominais. Logo depois, nasceu uma menina

Mulher-dá-a-luz-no-UPA-Batel-2

A equipe da Upa Batel atendeu a mulher e, logo depois, fez o parto dela (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A equipe da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Batel de Guarapuava fez o parto de uma mulher de 39 anos que não sabia que estava grávida. O atendimento aconteceu após ela chegar na Upa, por volta das 6h20 desta terça (13), com sangramento vaginal e fortes dores abdominais.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a mamãe e a bebê se encontravam em bom estado de saúde e iriam passar por avaliação especializada. Logo após chegar na unidade de saúde, a mulher passou por pré-consulta e a equipe já a encaminhou para observação.

Dessa forma, ela recebeu atendimento do médico plantonista Yurian Dopazo Hernandez. Conforme ele, a paciente não tinha procurado serviço médico antes desse episódio de dores. Ele e a equipe examinaram a paciente e perceberam o aumento de tamanho do abdômen. Por isso, o médico solicitou um aparelho para escutar batimentos cardíacos do bebê e confirmou a suspeita de gravidez.

O PARTO

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Como a mulher não havia procurado o serviço de saúde anteriormente, a equipe entrou em contato com o Instituto Virmond (Hospital Santa Tereza). Contudo, ao fazerem o toque vaginal na paciente, já avistaram a cabecinha do bebê e precisaram prosseguir com o atendimento.

Nesse momento, conforme Yurian, eles buscaram material estéril para pinçar o cordão umbilical. Depois de poucos segundos, a mãe teve outra contração forte e menininha nasceu, “sem sinais de sofrimento fetal ou malformações congênitas”.

O médico relata que pelas características anatômicas, a bebê nasceu de 39 a 40 semanas de gestação. Após o nascimento, mãe e bebê foram transferidas para o hospital pela equipe do Samu. Por fim, para a secretária municipal de Saúde, Chayane Andrade, o trabalho em equipe e a rapidez no atendimento fizeram toda a diferença nessa situação.

Estamos muito emocionados e felizes com este caso. Pois percebe-se a importância em trabalhar unido e alinhado com a equipe. Graças a agilidade e profissionalismo, ambas estão bem e saudáveis.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo