22/08/2023
Cotidiano

Baixas temperaturas podem congelar a água e o hidrômetro, alerta Sanepar

As baixas temperaturas verificadas nos últimos dias em Guarapuava provocadas pelas geadas de grande intensidade podem prejudicar hidrômetros e encanamentos existentes em residências e estabelecimentos.

Para evitar transtornos, a Sanepar orienta seus clientes para que tomem todas as precauções possíveis para proteger o hidrômetro, ou relógio, no inverno.

De acordo com a empresa, com as baixas temperaturas, pode ocorrer o acúmulo de gelo sobre o hidrômetro e encanamentos, congelando a água. “O hidrômetro pode ser danificado, causando transtornos e prejuízo ao usuário, que terá de solicitar a troca e correrá o risco de ficar sem água até que o equipamento seja trocado”, diz a Sanepar por intermédio da Assessoria de Imprensa.

“Uma medida bem simples é cobrir o hidrômetro com uma caixa de papelão, de madeira ou com outro material que não fique em contato direto com o relógio, pois isso irá protegê-lo do frio e da geada”, orienta.

O coordenador de Redes da Sanepar de Guarapuava, Adão Alisson Slompo, atenta para outro cuidado. “Durante o dia, é essencial retirar a proteção para não criar outro problema: se o hidrômetro estiver coberto, a leitura e a emissão da conta podem ser dificultadas ou impedidas”. Portanto, convém cobrir o hidrômetro no final do dia, já que à noite o problema de congelamento se agrava, e descobrir pela manhã.

Segundo o Simepar, a temperatura mínima em Guarapuava na manhã desta terça-feira foi de -4º. Há previsão de chuva para a próxima quinta-feira (30) e o tempo permanece instável até o final de semana. Com o término do período de chuvas, as temperaturas tendem a cair e há possibilidade de novas ocorrências de geadas. Isso exige que os cuidados com os hidrômetros sejam tomados durante todo o inverno.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.