A festa da padroeira de Guarapuava Nossa Senhora de Belém é uma das festividades mais aguardadas pelos fiéis. Desde os tempos de fundação da cidade, há mais de 200 anos, no dia 2 de fevereiro a antiga Catedral, hoje Santuário Diocesano, se torna o local de peregrinação de pessoas.
Conforme a Diocese, este ano tema escolhido é “Maria, mãe amadurecida na fé, nos ensina a caminhar juntos”. O tema está em sintonia com o Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco para construir uma Igreja unida, participativa e missionária. Quem passou pelo centro de Guarapuava em 2022 pode notar os andaimes em volta do Santuário Diocesano.
As obras, mais do que estéticas, tem por objetivo adicionar uma camada de proteção maior nas antigas paredes do templo, principalmente contra a chuva e o tempo. A previsão é de que as obras terminem este mês. Na nova Catedral, o próximo passo é a construção da torre que suportará a cruz no alto da Igreja. De acordo com o padre Jean Patrik Soares, pároco e cura, um dos grandes objetivos da festa deste ano é a conclusão da Catedral.
“A ideia é fazermos a torre com a cruz, que vai ficar lá no alto, de acordo com o projeto original, e também a adequação do espaço litúrgico. Estamos encaminhando o projeto para um arquiteto, para algumas coisas que ainda faltam (dentro da Igreja)”.
PROGRAMAÇÃO
No entanto, na programação religiosa, padre Jean também destaca os encontros da novena a partir do dia 24 de janeiro. Ao contrário dos anos anteriores por causa da pandemia, este ano as barracas de alimentos estarão presentes em todas as celebrações.
No dia 2 haverá missa solene às 9h30, celebrada pelo bispo Dom Amilton Manoel da Silva. Mas também estão previstas celebrações às 7h e às 19h. A partir de 24 de janeiro, haverá missas às 15h e 19h. Contudo, os padres aqui listados celebrarão apenas a missa das 19h.
Leia outras notícias no Portal RSN.