22/08/2023
Saúde

Crianças devem tomar segunda dose da vacina contra gripe

imagem-27487

Termina amanhã, quinta-feira (30), o prazo para as crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos tomarem a segunda dose da vacina contra a gripe. Os pais que ainda não levaram seus filhos para receber a vacina devem ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa. A aplicação da segunda dose está disponível nas 2,2 mil unidades de saúde do Paraná.

As crianças são o único grupo que recebe a vacina em duas doses, com intervalo de no mínimo 30 dias. Na primeira etapa, 92% das crianças foram vacinadas no Paraná. A expectativa é que todas elas recebam a segunda dose da vacina. “Para uma imunização adequada as crianças devem receber a segunda dose da vacina. Um simples resfriado não é motivo para a vacinação ser adiada” afirma o superintendente de vigilância em saúde, Sezifredo Paz.

A vacina protege contra os três vírus influenza circulantes no País: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza tipo B. As crianças estão recebendo as duas doses porque são mais suscetíveis a ter complicações se ficarem doentes. “O inverno chegou e é importante que as crianças já estejam protegidas neste período”, explica Paz.

Cuidados

 
A secretaria alerta a população para a necessidade de manter os cuidados de higiene neste período do ano, quando aumentam os casos de síndromes respiratórias.

Sezifredo diz que algumas medidas simples podem evitar o contágio: lavar bem as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar; manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas. “Ao menor sinal de qualquer sintoma o ideal é o paciente procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.