Mesmo em janeiro, Guarapuava tem enfrentado dias de vento gelado e o calor do Verão não tem dado as caras. Quem esperou todas as estações para pegar um bronze pode estar frustrado. Mas por outro lado aqueles que gostam das famosas chuvas de verão vão gostar da previsão desta semana do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
A segunda (9) começou com ventos gelados pela manhã. Nas ruas, alguns moradores não quiseram abrir mão de um casaquinho logo pela manhã, a mínima era de 14°C. No entanto, ao longo do dia o tempo começou a firmar e chegou a máxima de 23°C. Sem a previsão de chuva, as temperaturas seguem amenas e as rajadas de vento ficam em torno de 45 Km/h.
Nesta terça (10), as pancadas de chuva já devem começar a cair. O dia começa com nuvens no céu e os termômetros variam entre 16°C e 23°C. As rajadas de vento diminuem para 34 km/h. De acordo com o Simepar, a partir das 13h pode começar a chover e até a noite, a precipitação pode somar 9,7 milímetros.
Na terça-feira, o tempo abafado induz a formação de áreas de instabilidade, principalmente a partir do período da tarde. Com isso, pancadas de chuva são esperadas, acompanhadas também de raios por alguns momentos. Aumenta o risco para ocorrência de temporais localizados. Entre o Oeste e o Noroeste do Paraná, algumas chuvas isoladas podem ocorrer já no período da manhã.
Já na quarta (11), as temperaturas mais amenas continuam a predominar iguais ao dia anterior. A diferença é que o volume de chuva cai para 6,8 milímetros. Na quinta (12), os termômetros sobem um pouco, a mínima segue em 16°C enquanto a máxima chega a 25°C. Os meteorologistas afirmam que pode chover cerca de 5,3 milímetros.
Na sexta (13), conhecida pela superstição do azar, o dia pode reservar coisas boas. Isso porque, em algumas culturas, a chuva é sinal de sorte e benção. Sendo assim, em Guarapuava deve chover cerca de 9,2 milímetros. A mínima será de 17°C e a máxima, 23°C.
Período de bastante instabilidade sobre o Estado, com pancadas de chuva e raios associados, principalmente a partir do período da tarde, em função do tempo abafado. Risco para temporais persiste. Na sexta (13) as precipitações ocorrem de forma mais uniforme, pois há também a presença de um sistema frontal na altura do Sul do Brasil.
Leia outras notícias no Portal RSN.