Cerca de 60 alunos do ensino noturno do Colégio Estadual de Campo Faxinal da Boa Vista em Turvo vão ficar sem aula este ano. Isso porque as aulas noturnas deixaram de ser ofertadas. Conforme alunos que entraram em contato com o Portal RSN, 90% dos estudantes precisam trabalhar durante o dia. “Precisamos estudar a noite apesar das dificuldades”.
Com o fechamento das aulas noturnas, os jovens podem perder a oportunidade de estágio como ‘Jovem Aprendiz’. De acordo com alguns deles, uma empresa de grande porte está abrindo essa possibilidade. No entanto, eles precisam optar entre o estudo e o trabalho.
“Estamos tentando de tudo para chegar até a Secretaria de Educação do Estado (Seed). Já foram enviados documentos assinados comprovando que trabalhamos e que precisamos do ensino noturno e mesmo assim eles ignoraram e fecharam. Precisamos de ajuda, por favor”.
De acordo com os alunos, eles contam como apoio do prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, vereadores e deputados. “Fizemos uma reunião e estamos mobilizando a comunidade com um abaixo-assinado”. Uma nota de repúdio foi divulgada “num pequeno blog da Região”, segundo os alunos.
Conforme disse a Secretaria Estadual de Educação ao Portal RSN, a não abertura de uma turma no período noturno para a 1ª série do médio se deve ao não cumprimento de algumas condições. A Seed diz que uma das causas é o número baixo de estudantes interessados.
“Cerca da metade (17) da orientação do mínimo de 35 estudantes para abertura de turma no ensino médio, e a não apresentação de documentos com validade legal que comprove a necessidade dos jovens estudarem à noite. Conforme a Secretaria, o colégio está ofertando uma turma nessa série pela manhã.