Um trajeto com cerca de 300 quilômetros será mais que suficiente para reviver lugares marcantes no entorno de Pitanga. Pensando nisso, 300 cavaleiros se comprometeram em percorrer o trajeto em uma tropeada para celebrar o aniversário do município, que completa de 79 anos dia 28 deste mês. Eles saíram às 13h30 desta quinta (19) do Parque do Lago e só vão voltar daqui 10 dias.
Conforme o organizador e participante, Marcos Ventanas, a tropeada reúne pessoas todas as idades e famílias, em um trajeto que resgata a cultura.
Essa tropeada faz parte das comemorações de Pitanga, em média passam pela tropeada, cerca de 300 cavaleiros. Essa é minha segunda vez participando com esse povo e fazendo esse trajeto. O percurso resgata a cultura do tropeirismo, pois Pitanga foi desenvolvido por lombos de cavalos e teve muita ajuda no progresso no começo da civilização.
Além disso, Ventanas disse que o objetivo também é “levar alegria, cultura, causos, fazer amizades, com muita música, palestras e celebrações”. Entre os principais pontos da tropeada, os cavaleiros vão passar pelo Rio Quieto, Barreiro Grande, Pinhalzinho, Barra Bonita, Rio Vorá de Cima, Rio XV de Baixo e Cinco Encruzilhadas.
O trajeto também inclui as Localidades de Bela Vista, Barra Preta, São João da Colina, Cascata, Campina dos Freitas, Arroio Grande São Sebastião, Serra da Pitanga e Santa Bárbara. Por fim, como a tropeada tem duração de 10 dias, o retorno dos tropeiros ocorrerá no dia do aniversário de Pitanga.
Leia outras notícias no Portal RSN.