22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Ligações clandestinas de energia dariam para abastecer 231 casas

A Energisa recuperou em 2022 mais de 46 mil kWh de energia desviada. São os chamados 'gatos de energia', que são considerado fraudes

pexels-luca-nardone-3651820

A Energisa recuperou em 2022 mais de 46 mil kWh de energia desviada. São os chamados ‘gatos de energia’, que é considerado fraudes (Foto: Energisa)

Os conhecidos ‘gatos de energia’ (clandestinas) já são conhecidos em qualquer lugar. Isso também não é diferente em Guarapuava. Mas o que muitas pessoas não sabem é que além do risco à segurança, o desvio de energia elétrica também causa prejuízos.

Em ações de fiscalização em 2022, a Energisa Sul-Sudeste conseguiu recuperar mais de 46 mil kWh de energia desviada. Isso seria suficiente para abastecer 231 casas populares com consumo médio mensal de 200 kWh.

De acordo com a companhia, as instalações irregulares oferecem perigo à vida, ao patrimônio das pessoas e também ao sistema elétrico. Além disso, os furtos e fraudes de energia são crimes passíveis de penalidades que vão além do ressarcimento financeiro à concessionária.

O coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, explica a importância dessas ações. Principalmente para prevenir acidentes ocasionados por esse tipo de irregularidade.

Com eletricidade não se brinca. Quaisquer intervenções na rede elétrica devem ser feitas exclusivamente por pessoas qualificadas e autorizadas. E nós sabemos que as ligações clandestinas geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, o que pode resultar em um choque elétrico, incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros.

Nos casos de Guarapuava, as equipes da Energisa encontraram furtos, os chamados “gatos de energia”. Assim como fraudes, quando o cliente manipula os equipamentos de medição, tentando reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo da unidade consumidora. Nessas condições, houve a recuperação de 46.140 kWh.

Infelizmente, as irregularidades ocorrem tanto em residências urbanas e rurais, como em estabelecimentos comerciais. Por questões de segurança, assim que identificamos a ilegalidade do fornecimento de energia, a Energisa interrompe e a equipe registra um Boletim de Ocorrência para as medidas cabíveis previstas no Código Penal.

Os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica. Bem como, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, que acabam pagando os custos da energia desviada. Por isso, é essencial que a população auxilie no combate aos crimes.

A denúncia pode ser feita nos canais de atendimento da Energisa. Vale lembrar que o denunciante não precisa se preocupar, a denúncia é anônima. Basta acessar o site da companhia, clicar na aba ‘Serviços Online’, e em seguida em ‘Mais Serviços’, ‘Denuncie Furto de Energia’, ou ainda falar de graça pelo telefone 0800 70 10 326.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.