Os conhecidos ‘gatos de energia’ (clandestinas) já são conhecidos em qualquer lugar. Isso também não é diferente em Guarapuava. Mas o que muitas pessoas não sabem é que além do risco à segurança, o desvio de energia elétrica também causa prejuízos.
Em ações de fiscalização em 2022, a Energisa Sul-Sudeste conseguiu recuperar mais de 46 mil kWh de energia desviada. Isso seria suficiente para abastecer 231 casas populares com consumo médio mensal de 200 kWh.
De acordo com a companhia, as instalações irregulares oferecem perigo à vida, ao patrimônio das pessoas e também ao sistema elétrico. Além disso, os furtos e fraudes de energia são crimes passíveis de penalidades que vão além do ressarcimento financeiro à concessionária.
O coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, explica a importância dessas ações. Principalmente para prevenir acidentes ocasionados por esse tipo de irregularidade.
Com eletricidade não se brinca. Quaisquer intervenções na rede elétrica devem ser feitas exclusivamente por pessoas qualificadas e autorizadas. E nós sabemos que as ligações clandestinas geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, o que pode resultar em um choque elétrico, incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros.
Nos casos de Guarapuava, as equipes da Energisa encontraram furtos, os chamados “gatos de energia”. Assim como fraudes, quando o cliente manipula os equipamentos de medição, tentando reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo da unidade consumidora. Nessas condições, houve a recuperação de 46.140 kWh.
Infelizmente, as irregularidades ocorrem tanto em residências urbanas e rurais, como em estabelecimentos comerciais. Por questões de segurança, assim que identificamos a ilegalidade do fornecimento de energia, a Energisa interrompe e a equipe registra um Boletim de Ocorrência para as medidas cabíveis previstas no Código Penal.
Os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica. Bem como, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, que acabam pagando os custos da energia desviada. Por isso, é essencial que a população auxilie no combate aos crimes.
A denúncia pode ser feita nos canais de atendimento da Energisa. Vale lembrar que o denunciante não precisa se preocupar, a denúncia é anônima. Basta acessar o site da companhia, clicar na aba ‘Serviços Online’, e em seguida em ‘Mais Serviços’, ‘Denuncie Furto de Energia’, ou ainda falar de graça pelo telefone 0800 70 10 326.
Leia outras notícias no Portal RSN.