22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Obras da Avenida Beira-Rio são retomadas em Guarapuava

Obras foram iniciadas em agosto de 2021 e vão conectar a PR-466 à BR-277 passando pelo bairro Industrial e contornando o Rio Xarquinho

avenida beira rio 1

Avenida Beira-Rio (Foto: Bruna Medeiros/RSN)

Uma ‘força-tarefa’ envolvendo secretarias municipais retoma a obra que vai conectar a PR-466 e a BR-277 no perímetro urbano de Guarapuava. O ‘start’, entretanto, ocorreu após reunião convocada pela Mesa Executiva da Câmara de Vereadores nesta semana. Trata-se da Avenida Beira-Rio contornando o rio Xarquinho que atravessa o Bairro Industrial, na Região norte de Guarapuava.

Conforme disse o presidente, Pedro Moraes, a Câmara vai acompanhar e fiscalizar a obra. No total, a nova avenida terá um 1,6 Km de extensão, com 23 metros de largura. Serão quatro pistas de rolamento, canteiro central, calçadas, iluminação em led e três rotatórias. O investimento é de quase R$ 5 milhões oriundos de emenda parlamentar e contrapartida do Município. A obra começou em agosto de 2021.

De acordo com o projeto, trata-se da continuação da avenida Pedro Carli, às margens da BR-277, por meio de um viaduto até a trincheira da PR-466. O viaduto integra o projeto de duplicação da BR-277, sob a responsabilidade do Governo do Estado.

Segundo a Secretaria de Obras, que assumiu a responsabilidade do projeto, já está concluída a drenagem do solo. Esse processo é considerado a parte mais difícil da obra. Isso porque trata-se de uma região de banhado. Neste momento, as equipes trabalham na limpeza do local e abertura do traçado que já está demarcado. A instalação de manilhas para escoamento de águas pluviais também faz parte desta etapa da construção da Beira-Rio.

Conforme o projeto a obra vai separar o tráfego de longa distância e o da cidade. Trata-se, portanto, de tráfegos com características diferentes, aumentando risco de acidentes. Com a Beira-Rio a expectativa é que haja mais segurança.

DUAS ETAPAS

A secretária de Obras do município, Jacqueline Satiko Tsuji, disse que os serviços são executados em duas etapas. Ela também destacou que as documentações relativas à construção estão em ordem. Isso também passou por desapropriações de áreas.

Eu analisei pendências e alguns documentos que estavam faltando. Nos últimos dias, consegui, com a equipe, sanar essas situações que eram mais relativas à interpretação do projeto em si, junto à construtora responsável pela execução da obra.

A primeira fase da construção começa na PR-466 até a rua Dourados. “Com isso, vamos garantir o acesso da população a este trecho a Beira-Rio”. A drenagem está pronta. Por isso, enquanto a empresa faz a pavimentação, outras equipes passam a desenvolver novas tarefas no trecho que chega à BR-277.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo