Um simples pedacinho de terra tem produzido o suficiente para alimentar 28 famílias do bairro Xarquinho em Guarapuava. O projeto das hortas comunitárias ajuda os moradores de baixa renda a produzir verduras e hortaliças orgânicas para o consumo e venda.
De acordo com a Prefeitura de Guarapuava, o terreno abandonado ao lado da UBS Xarquinho II, pertence a Cohapar, e acabou cedido para os moradores para o projeto. Então 25 mulheres se uniram para iniciar as hortas. Casturina Rosa, é a coordenadora da associação que cuida do projeto no Xarquinho e uma das mulheres que participou no começo.
Éramos 25 famílias no início. No meio do caminho, alguns desistiram, porque não é fácil. Foi muito árduo a caminhada até aqui. Pedir ajuda e não ganhar, é muito difícil. Mas agora, nós conseguimos manter a horta e estamos com 28 famílias. Cada família tem dois canteiros, em que podem plantar o que quiserem. Os produtores que participam têm responsabilidades com canteiros. Eles plantam, colhem para o consumo e o que sobra, vai à venda. Isso ajuda na renda familiar.
Atualmente, o grupo conta com o apoio da Secretaria de Agricultura do município, além de parcerias com instituições e entidades filantrópicas. Os moradores recebem da comunidade, doações de mudas ou sementes e materiais para o plantio e manejo.
Assim, a produção das hortaliças é de acordo com o período do ano. Repolho, couve-de-bruxelas, couve, alface, beterraba, berinjela, cenoura, brócolis, bem como, abobrinha, milho verde e cebolinha, estão entre os alimentos cultivados no local.
ONDE COMPRAR
A população também pode comprar os produtos da Horta Comunitária no bairro Xarquinho, às segundas e aos sábados, das 9h às 17h, na sede da entidade, rua Ilha de Marajó, sem número. Quem preferir, pode receber os produtos na horta mesmo, mas para isso, é preciso telefonar ou mandar uma mensagem no WhatsApp (42) 9 9105-2065. O consumidor combina com a coordenação o melhor momento para efetuar a compra.
Todos os produtos têm preço de R$ 2 a unidade, maço ou porção. De acordo com o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a previsão é de que sejam construídas 12 hortas comunitárias em diferentes Regiões da cidade nos próximos meses. Desse modo, os bairros Residencial 2000 e Feroz 2, são os próximos a receberem as hortas.
Leia outras notícias no Portal RSN.