Em 2022 Guarapuava registrou 31 casos de injúria. De acordo com a Polícia Civil, as acusações ocorreram por conta de raça, cor, etnia, religião e origem. Somente nos meses de março e dezembro não houve boletins.
Em setembro o município registrou o maior número de casos de injúria, sendo cinco em cada mês. Em seguida, abril e maio registraram quatro cada um. Junho e novembro somaram seis, e janeiro, fevereiro e outubro totalizaram cinco. Fechando assim os 31 casos do ano.
CASOS NO ESTADO
Não é só em Guarapuava que o número de denúncias por injúria chamam a atenção, principalmente a racial. De acordo com a Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp) de janeiro a outubro de 2022, o Paraná registrou 1.170 ocorrências de injúria racial e 148 de racismo.
Em 11 de janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou lei que aumenta a pena para casos de injúria. Com a mudança, a injúria racial também passou a ser inafiançável e imprescritível, assim como o racismo. Conforme as informações, no Estado, nos últimos quatro anos o número de casos de injúria demonstrou maior número do que o de racismo.
(*Com informações Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.