22/08/2023


Cotidiano Região

Programa Castrapet vai percorrer sete municípios da Região neste mês

Entre os municípios estão Cantagalo, Goioxim, Laranjal, Santa Maria do Oeste, Manoel Ribas e Cândido de Abreu e Foz do Jordão que começa sexta

Castração de animais

Entre os municípios estão Cantagalo, Goioxim, Laranjal, Santa Maria do Oeste, Manoel Ribas e Cândido de Abreu e Foz do Jordão que começa sexta (Foto: SEDEST)

O Governo do Paraná anunciou que o programa CastraPet vai percorrer sete municípios da Região de Guarapuava. Assim, entre eles estão Foz do Jordão, Cantagalo, Goioxim, Laranjal, Santa Maria do Oeste, Manoel Ribas e Cândido de Abreu.

O Programa de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet) vai cumprir a a genda agora em fevereiro em várias regiões do Estado. De acordo com o governo, a previsão é esterilizar 4.797 animais em 28 dias de ação. Na Região, a programação começa nesta sexta (3), em Foz do Jordão.

O CastraPet é um programa do Governo do Paraná, executado pelo Instituto Água e Terra (IAT). Desse modo, a iniciativa conta com recursos de emendas parlamentares e do Estado. Além disso, os municípios participam com suporte logístico que promovem o cadastramento dos tutores e disponibilizam o espaço para a estrutura.

Conforme o secretário Valdemar Bernardo Jorge, nos últimos quatro anos o Paraná estevedo na vanguarda das iniciativas de saúde única. “O CastraPet é reconhecido como uma política protagonista no Estado que tem auxiliado os gestores municipais no controle de animais nas ruas e na prevenção de doenças, contribuindo assim para o bem-estar dos animais, dos tutores e da população em geral”.

PROGRAMA

O programa é direcionado para as famílias de baixa renda e tutores de animais que não podem pagar os custos de uma cirurgia. Além disso, a iniciativa contempla as ONGs protetoras de animais e protetores independentes também podem se cadastrar.

Dessa forma, o programa se tornou um aliado das prefeituras para reduzir os casos de abandono e o aumento da população animal de rua. Isso porque os pets abandonados podem sofrer maus tratos, atropelamento ou ainda atacar pedestres e motociclistas.

De acordo com as informações, a castração de cães e gatos evita as crias indesejadas e o consequente abandono e maus tratos. Bem como câncer de útero e mamas nas fêmeas, e reduz bastante a incidência do câncer de próstata nos machos, além de zoonoses, doenças infecciosas que a transmissão ocorre por meio de contato direto, alimentos, água ou meio ambiente.

COMO PARTICIPAR

Apesar da iniciativa pertencer ao Estado, compete ao município identificar os animais que serão esterilizados. Por isso, nos municípios contemplados pelo CastraPet, tutores, ONGs ou famílias devem se cadastrar nos órgãos municipais, conforme cronograma e número de vagas disponíveis.

As equipes do IAT, além de castrar, fornecem os medicamentos pós-operatórios. Durante o processo de castração, os tutores recebem orientações sobre como cuidar da saúde dos animaizinhos. Além de receber informações sobre a importância das visitas ao veterinário e vacinação. Antes das cirurgias, os pets passam por uma avaliação de veterinários. Tudo isso, de graça.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo