22/08/2023
Cotidiano

Em protesto pelo descaso, população ameaça fechar Rua XV em Guarapuava

imagem-27630

 
Os moradores dos bairros Morro Alto e Residencial 2.000, em Guarapuava, estão ameaçando fechar a extensão da Rua XV de Novembro até a BR 277. Eles reclamam que não estão sendo atendidos pela Prefeitura de Guarapuava e que estão sendo tratados com descaso pela administração municipal. A situação da rua é péssima e está fazendo com que o tráfego de veículos seja direcionado para outras vias de acesso ao centro da cidade, causando prejuízos aos empresários do local. Além disso, os visitantes que entram ou saem de Guarapuava pelo acesso têm ou levam uma péssima impressão da cidade.
De acordo com o empresário Márcio Alexandre Dellanora, a última vez que este trecho da Rua XV de Novembro recebeu melhorias foi há nove anos. “Estamos sendo tratados com descaso. Ninguém nos dá uma posição e estamos perdendo a freguesia, que prefere ir apara outros pontos da cidade do que enfrentar essa buraqueira até aqui”, reclama o empresário.
Segundo Márcio, há cerca de três meses os moradores dos bairros já fizeram uma manifestação, se dirigindo, inclusive, até a residência do prefeito de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli, para exigir providências. “Não fomos sequer atendidos na sua casa. Ninguém atendeu o interfone. Agora imagina: se não somos atendidos na Prefeitura e nem na casa do prefeito, quem irá nos ouvir?”, enfatiza.
Da mesma maneira o empresário Pedro Novack afirma que os moradores estão acumulando prejuízos com a manutenção dos veículos. “Quando chove os buracos enchem de água e não dá pra ver. Quando a gente nota já estourou a roda ou o pneu em algum buraco. Praticamente todos os moradores que têm veículos já tiveram prejuízos aqui. Tá ficando cada vez mais difícil de sair de casa”, diz o empresário.
 
Fechar a XV
 
Segundo os empresários, está sendo organizado um novo movimento entre os moradores dos bairros Morro Alto e Residencial 2.000 para uma nova manifestação exigindo providências na rua. “Desta vez vamos fechar tudo. Ninguém entra e nem sai pela rua até a Prefeitura nos dar a devida atenção e apresentar uma solução para esta vergonha que é a rua e o abandono dos nossos bairros”, dizem os empresários.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.