22/08/2023
Agronegócio

Lideranças intensificam manifestações em prol da Cargil

imagem-27632

O Sindicato Rural de Guarapuava sediou na sexta-feira (1º), uma reunião com representantes políticos e entidades do setor agropecuário, comercial e industrial da região para discutir a respeito da instalação da Cargil em Guarapuava.
As entidades representadas no evento foram Prefeitura Municipal de Guarapuava, Sindicato Rural, Cooperativa Agrária, Câmara Municipal, Emater, Acig, Fiep, Coamig, Sociedade Rural, AEAGRO, Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, Núcleo de Produtores de Bezerros, SEAB, Câmara dos Dirigentes Logistas, Universidade Estadual do Centro-Oeste e União Guarapuavana das Associações de Moradores. Estiveram presentes também os deputados estaduais Cézar Silvestri Filho e Bernardo Carli, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cézar Silvestri e do presidente da Compagás, Luciano Pizzatto.
Na tarde de hoje, segunda-feira (04), será apresentado um documento registrando as vantagens da empresa para se instalar em Guarapuava, no qual ficou destacado que a região tem uma grande oferta de milho, principal matéria-prima utilizada pela Cargil, e que Guarapuava está localizada na região central e mais próxima das regiões que plantam milho safrinha, tem a viabilização da Ferroeste para transporte ferroviário, e ainda cinco instituições de ensino superior e outros cursos técnicos para formação de mão-de-obra.
Para o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, a instalação da empresa trará benefícios, não somente para o município, mas sim para todos os municípios da região em todos os segmentos. “A empresa, além de deixar no município boa parte do milho que hoje é comercializado em outras cidades, trará empregos e o desenvolvimento de outros setores da região”. Botelho completa que “É preciso o envolvimento de toda região para que haja mais essa conquista no Estado”.
A Cargill pretende instalar uma fábrica de processamento de milho para produção de soluções em amidos e adoçantes no Paraná e Guarapuava está na disputa para receber o empreendimento.
A empresa pretende implantar um complexo agroindustrial, com investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão e Guarapuava precisa mostrar que tem condições estratégicas (mão-de-obra, matéria-prima, vias de comercialização, acesso a praças de consumo).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.