22/08/2023
Cotidiano

Frio provoca problemas em veículos e causa transtornos a motoristas

imagem-27730

Dificuldade para fazer o carro funcionar, motor super aquecendo, problema na hora de utilizar a chave para abrir a porta. Estas são algumas conseqüências provocadas pelos dias frios e que estão preocupando motoristas. A maior incidência de problemas que chegam às oficinas da cidade é a dificuldade de fazer o carro entrar em funcionamento pela manhã.“Com o preço da gasolina a opção foi abastecer com álcool, mas tenho problemas em fazer o carro funcionar”, reclama João Carlos dos Santos numa das oficinas da cidade.

De acordo com o mecânico Stanes Junior Lunkes que trabalha numa das oficinas de Guarapuava, com o frio os carros flex podem não funcionar por erro de leitura do sistema.
“Se o veículo estivar abastecido apenas com álcool, pela manhã a dificuldade é maior para que o carro entre em funcionamento. Isso acontece até o motor aquecer”, diz.

Para evitar esses e outros transtornos, em dias de temperaturas muitas baixas os veículos merecem cuidados especiais. O principal deles é não deixar que o carro fique sem cobertura. O ideal é guardá-lo em garagens.

Uma das dicas do mecânico em casos como esse é misturar álcool e gasolina na hora de abastecer o veículo, se este for flex. “Esse sistema permite o reconhecimento do combustível por ser autoajustável”, observa o mecânico. 
Outra dica dada por Stanes para evitar transtornos começa com o limpador de párabrisas. “Quando cai geada as pessoas costumam ligar o párabrisas para retirar o gelo do vidro. Isso prejudica a palheta”, observa Stanes. Jogar água quente sobre o vidro é outro hábito que pode causar prejuízos. “O vidro pode quebrar. O correto é utilizar água fria”, orienta Stanes.
“Andei menos de um quilômetro e já vi o alerta de que o motor estava superaquecido”, disse o lojista Antonio Carlos de Almeida. “Chamei o mecânico e ele me disse que a água do carburador estava congelada.”

De acordo com o mecânico, a água pode congelar no radiador por falta de aditivo, um produto que é misturado com a água no sistema de arrefecimento do radiador ou do motor. “Com a temperatura muito baixa a água pode acabar congelando provocando o super aquecimento do motor, pois a água congela na tubulação”, explica. Nesses casos a única alternativa é ter paciência e esperar o descongelamento.
“Não adianta insistir que o carro não vai funcionar. O certo é ter paciência e aguardar, pois pode haver um choque térmico e danificar algum componente”, alerta o mecânico.

Mas a principal prevenção é manter o veículo com a revisão em dia, além de escolher um produto (aditivo para radiador) de boa qualidade. “Tem que ser lubrificante, anti corrosivo, anti ferrugem, anticongelante e existem alguns que são também anti espumantes”, diz Stanes.
Os problemas, porém,  não são apenas os citados. “Tive dificuldades em abrir a porta do carro para ir trabalhar, forcei e a chave acabou quebrando”, afirma Victor do Amaral.
Quando isso acontece não existe outra alternativa a não ser esperar um pouco até que a temperatura suba um pouco e aquece o carro. A mesma sugestão vale para os veículos movidos a óleo diesel. De acordo com Stanes, esse combustível congela.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.