22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Casos confirmados de dengue aumentam 800% na 5ª Regional de Saúde

Em 22 de fevereiro de 2022 havia três casos positivos. Neste ano já são 27 confirmações no período. Já as notificações subiram quase 500%

Dengue - mosquito aedes aegypti

Nova Tebas enfrenta situação de emergência de dengue(Imagem: Reprodução/Freepik)

Dengue - mosquito aedes aegypti

Casos confirmados de dengue aumentam 800% na 5ª Regional de Saúde (Imagem: Reprodução/Freepik)

Um levantamento do Portal RSN mostrou que os casos confirmados de dengue aumentaram 800% na 5ª Regional de Saúde, que tem sede em Guarapuava. Em 22 de fevereiro de 2022 havia três casos positivos, mas neste ano já são 27 confirmações no período.

Além disso, as notificações subiram 498,11%. Enquanto em fevereiro de 2022 havia 53, neste ano o número saltou para 317 casos notificados. O levantamento tem base nos dados divulgados nos informes 26 de fevereiro de 2022 e de 2023 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Entre os 27 casos confirmados pelo informe dessa quarta (22), há 13 autóctones, ou seja, a contaminação ocorreu dentro do próprio município. Ademais, juntos, os 20 municípios da 5ª Regional de Saúde investigam outros 10 casos. Entretanto, 260 já tiveram resultado negativo.

O novo Período Epidemiológico iniciou em agosto de 2022 e segue até julho de 2023. A tendência é que os números deste período sejam maiores do que de 2021/2022. Isso porque o aumento já é evidente nos relatórios divulgados até agora.

POR MUNICÍPIO

O caso mais complicado na 5ª Regional é o de Pitanga. O município teve uma explosão de casos no último período epidemiológico e também registrou uma morte. De agosto de 2021 a julho de 2022, Pitanga teve 513 pessoas contaminadas com a dengue.

Comparando com o mesmo período do ano passado, o aumento também é claro neste ano. No informe divulgado no dia 22 de fevereiro de 2022, o município não tinha casos confirmados e havia feito apenas uma notificação. Já neste ano, no mesmo dia, o relatório aponta 133 notificações e sete confirmações.

Laranjeiras do Sul também teve um aumento considerável no período. As confirmações subiram de uma para cinco e as notificações de 31 para 42. Guarapuava também se destaca no aumento, enquanto no ano passado não havia caso confirmado, desta vez há dois. Além de um aumento de 10 para 51 nas notificações.

Outra surpresa negativa ficou com Turvo. O município que só confirmou um caso em maio no ano passado, já tem quatro confirmações em fevereiro de 2023. Ademais, as contaminações são autóctones. Já Candói, que tinha apenas uma notificação no ano passado, tem três pessoas contaminadas e 32 notificações, duas autóctones.

OUTROS MUNICÍPIOS DA REGIONAL

Outros municípios da 5ª Regional também confirmaram casos no período epidemiológico que iniciou em agosto de 2022. Palmital notificou oito e confirmou dois. Rio Bonito do Iguaçu teve seis notificações e duas confirmações. Já Laranjal e Virmond tiveram uma contaminação confirmada e dois casos notificados.

Em contrapartida, 11 cidades da Regional não tiveram confirmações. Além disso, Campina do Simão e Marquinho também não notificaram casos. Por fim, Prudentópolis (9), Nova Laranjeiras (6), Pinhão (6), Foz do Jordão (4), Reserva do Iguaçu (3), Goioxim (2), Boa Ventura de São Roque (1), Cantagalo (1) e Porto Barreiro (1) apenas tiveram notificações de casos suspeitos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.