22/08/2023
Cotidiano Região

Nova Laranjeiras faz campanha para recompor casas destruídas por temporal

Nova Laranjeiras decretou estado de calamidade pública por causa do temporal que atingiu o município deixando 165 famílias desabrigadas

temporal

Nova Laranjeiras soma 165 casas destruídas (Foto: Ascom/Prefeitura de Nova Laranjeiras)

Nova Laranjeiras, distante cerca de 130 quilômetros de Guarapuava, decretou estado de calamidade por conta do temporal na última quinta (23). Junto com o decreto dessa segunda (27), há uma campanha para a reconstrução dos lares atingidos. De acordo com a administração do prefeito Fabio Roberto dos Santos (PSDB), estão sendo esperados móveis, eletrodomésticos, materias de construção, entre outros produtos.

Conforme a Prefeitura, o ponto de arrecadação fica no Ginásio Passarin, na rua Joãom Passarin, 1.127. “Estamos disponibilizando caminhões para buscar as doações. Basta ligar para (42) 9 9979-1820. Doações estão chegando do Governo do Estado e da Prefeitura. Uma força-tarefa ajuda a reconstruir casas e prédios públicos.

De acordo com dados levantados, pelo menos 12 prédios acabaram danificados. Há destruição parcial de janelas, telhas e paredes. “O prédio público mais afetado é da APAE”. Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o Estado já encaminhou à cidade, três mil telhas e 180 cestas básicas e kits de higiene.

Árvores derrubadas, conforme levantamento (Foto: Ascom/Prefeiturfa de Nova Laranjeiras)

Equipes de serviços, manutenção e obras da Copel trabalham na recuperação dos estragos. Os ventos fortes causaram a quebra de, pelo menos, 10 postes. Nesse momento todos os sistemas, incluindo, energia, internet e água, estão reconectados.

Telhas estão sendo doadas pelo Governo do Estado e Prefeitura (Foto: Ascom/Prefeitura de Nova Laranjeiras)

Ao todo, 165 casas foram atingidas, 20 estabelecimentos comerciais e 12 prédios públicos, conforme um levantamento. O temporal, de acordo com a Prefeitura, deixou 100 pessoas desabrigadas e provocou a perca total de duas casas. Todos foram abrigados (as) na igreja, mas algumas já encontram-se em casas de parentes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.