22/08/2023
Guarapuava Segurança

Ex-proprietário acaba na delegacia por desmatamento no Distrito Guairacá

O ex-proprietário cortou árvores nativas como imbuia, pinheiro e cedro. Já o atual dono também acabou detido com armas no local

WhatsApp Image 2023-03-01 at 08.08.56

O ex-proprietário cortou árvores nativas como imbuia, pinheiro e cedro. Já o atual dono também acabou detido com armas no local (Foto: Ascom/PM)

Um ex-proprietário de 43 anos e o atual dono de 46 anos acabaram na delegacia, por desmatamento no Distrito do Guairacá. Inclusive, um deles também tinha porte de arma. A equipe verificou o crime ambiental nessa terça (28) na estrada rural de Santa Cruz em Guarapuava.

De acordo com o boletim, a equipe da Patrulha Rural estava fazendo um levantamento de uma propriedade no distrito. Segundo informações, pessoas invadiram a área, que acabou alvo de crimes ambientais por parte dos invasores.

A polícia informou que o local faz parte de uma Área de Preservação Ambiental (APA). Ao chegar na propriedade, os policiais constataram o corte de árvores nativas como imbuia, pinheiro e cedro. As árvores já estavam desdobradas com utilização de motosserra em pranchas, mourões e vigas.

(Foto: Ascom/PM)

Em seguida, a polícia abordou um homem de 46 anos que construíu um barraco e estava morando no local. A PM encontrou com ele uma espingarda, sem marca aparente, calibre 40, com uma bolsa com nove munições de calibre 38.

RESPONSÁVEL PELO DESMATAMENTO

Conforme o autor, as munições serviam na arma. Também havia três cartuchos de espingarda 40, sendo um deles deflagrado. A equipe também localizou uma motosserra, provavelmente utilizada para fazer o desmatamento no local. Ao ser questionado sobre os objetos, ele disse à PM que comprou cerca de oito alqueireis há cerca de dois meses.

Além disso, ele relatou que não fez o corte de árvores nativas, e que o responsável pelo corte seria o antigo proprietário de 43 anos que também mora no Distrito.

(Foto: Ascom/PM)

Diante dos fatos, a polícia o encaminhou para os procedimentos de polícia judiciária. Logo depois, o outro envolvido foi localizado, ele confirmou que era o responsável pelo desmatamento da área. Assim, ele confessou que loteou e vendeu a propriedade, apresentando alguns documentos dizendo ser a área dele.

Mas a documentação não são autenticados e não possuem validade para venda da área, sendo apenas croquis de medições feitas no local. Por fim, a equipe também o encaminhou para os procedimentos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.