A Prefeitura de Guarapuava iniciou as obras de revitalização na avenida Rubem Siqueira Ribas no Jordão. O Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG) elaborou o projeto.
De acordo com o poder público, o intuito é garantir mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, e melhorar assim, a mobilidade na avenida que dá acesso ao Parque Recreativo Jordão. O secretário de Planejamento e Urbanismo de Guarapuava, Paulo Dirceu Rosa de Souza, disse que as obras ocorrerão em três etapas.
Nesta primeira, que iniciou recentemente, composta pela drenagem, que é a base de tudo. Logo depois vem a terraplanagem para a construção dos passeios, alargamento da pista, as rótulas que vão ser construídas, os acessos, a partir da linha do trem até a ponte do rio Jordão. Previsão para conclusão desta, em menos de 1 ano.
O secretário ainda explicou que a equipe da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), vai executar um trabalho provisório de ‘tapa-buraco’ no trecho que mais necessita. Isso para melhorar a mobilidade da via neste período. Posteriormente será refeito o asfalto.
A segunda fase é composta pelo estudo geológico da Serra do Jordão. Será contratada, por meio de licitação, uma empresa especializada no assunto. Isso porque em determinados trechos, é possível identificar partes do asfalto que está cedendo e acontecendo pequenos deslizamentos. Então, antes de iniciar as obras no asfalto, é preciso fazer este estudo mais aprofundado.
A partir da finalização do estudo, que demora cerca de 30 dias, o secretário afirmou que vai ocorrer o término do projeto entre a linha do trem e a rótula do Mirante da Serra. Dessa forma, as equipes podem passar para a próxima etapa. A terceira fase é a da conclusão de todo o projeto entre o Mirante do Jordão e o Parque Linear do Trianon.
Além disso, o secretário também pediu a compreensão dos moradores, pois as obras podem gerar transtornos. “Sabemos que projetos desta dimensão tendem a ocasionar alguns transtornos durante o processo. Porém, pedimos à população que compreenda, pois esta obra vai beneficiar diretamente a qualidade de vida e a mobilidade dos moradores de toda a Região”.
Ainda de acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), o tráfego de veículos está liberado em toda a extensão da obra. Em determinados momentos, haverá o sistema de barreiras com a sinalização pare e siga para que as máquinas possam trabalhar na pista.
PROJETO
O projeto arquitetônico, que conta com R$ 10 milhões em recursos, prevê a revitalização a partir da ponte do Parque Recreativo do Jordão e vai até o Parque Linear do Trianon. Com uma nova via, com um belvedere (espécie de mirante), para registros fotográficos, sendo assim, um ponto para admirar a natureza.
As obras também incluem equipamentos públicos como mesas, bancos para descanso, lixeiras, bebedouro, jardim, um bicicletário e uma iluminação moderna, toda em Led. Além disso, o projeto apresenta um alargamento da pista de rolagem de veículos, ciclofaixas com dois metros de largura, calçadas, pista de caminhada, faixas elevadas para pedestres, paisagismo, iluminação e sinalização.
Leia outras notícias no Portal RSN.