22/08/2023
Cotidiano Região

Novo poço de abastecimento de água começa a operar em Pitanga

Por isso, nesta terça (14) e quarta (15) pode haver baixa pressão nas redes ou falta de água temporária em alguns bairros do município

Sanepar implanta novo poço de abastecimento em Pitanga

A normalização do abastecimento da água deve ocorrer até a noite de quarta (15) (Foto: Reprodução/Sanepar)

Um novo poço de abastecimento de água vai começar a operar em Pitanga. Por isso, entre esta terça (14) e quarta (15) pode haver baixa pressão nas redes ou falta de água temporária em alguns bairros do município. Isso porque, para integrar a nova unidade de produção ao sistema de abastecimento existente, será preciso paralisar a produção de água e remanejar equipamentos.

A normalização do abastecimento deve ocorrer até a noite desta quarta (15). Conforme a Sanepar, a nova unidade de produção substitui o poço existente que, durante a crise hídrica vivida no Paraná nos últimos anos, chegou a apresentar queda de 73% da vazão. Em 2022, entre os meses de fevereiro e março, Pitanga teve que adotar rodízio no abastecimento.

NOVO POÇO

O novo poço, perfurado a 300 metros de profundidade no Aquífero Serra Geral, vai produzir, em média, 120 mil litros de água tratada por hora. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (Aen), esse volume vai ser suficiente para recuperar a capacidade de produção do sistema do município, que também é abastecido por uma captação superficial no Rio Ernesto. A Sanepar gastou R$ 209 mil na obra.

Desse modo, para evitar maiores transtornos durante as interligações, a Sanepar orienta os moradores a priorizarem a água tratada para alimentação e higiene. Atividades que demandam maior volume de água, como lavagem de roupas, calçadas, veículos e fachadas devem ser adiadas.

Durante as interligações do novo poço podem ficar com o abastecimento intermitente os bairros Água Verde I e II, Vila Padre Miotto, Conjunto Habitacional Nossa Senhora da Glória e Condomínio Terra dos Pinheirais. Bem como, as vilas Santa Salete e Planalto, Conjunto Habitacional Campo Verde e os loteamentos Acir Nunes, Bella Casa e San Fernando.

De acordo com a Aen, as Regiões de Vila Municipal, Florais do Lago, Vila Sant’Ana, Conjunto Habitacional Alto da Colina e Vila Santa Izabel também podem ter o abastecimento prejudicado. E ainda, o Conjunto Habitacional Rita de Cássia, Jardim Maravilha, Jardim Maristela, Loteamento Alvorada e Vila Maria do Carmo.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo 0800 200 0115.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo