22/08/2023


Guarapuava Segurança

Polícia Federal de Guarapuava deflagra Operação Orange-Tip

Operação desarticula a importação de armas de fogo e acessórios bélicos provenientes do Paraguai sem autorização de autoridade competente

Sede da Polícia Federal em Brasília

Operação desarticula a importação de armas de fogo e acessórios bélicos provenientes do Paraguai sem autorização de autoridade competente (Foto: Arquivo/Portal RSN)

*Reportagem em atualização

A Polícia Federal (PF) de Guarapuava deflagrou na manhã desta quinta (16) a Operação Orange-Tip. De acordo com as informações, a PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa/PR em endereços em São Paulo.

A investigação busca desarticular a importação de armas de fogo e acessórios bélicos provenientes do Paraguai sem autorização de autoridade competente. Ainda conforme a PF, a operação batizada de “Orange-Tip”, faz uma analogia à espécie de borboleta Anthocharis cardamines. A borboleta é conhecida como ponta alaranjada, visualmente semelhante às armas e acessórios de airsoft.

Alguns acessórios bélicos apreendidos acabaram citados como se fossem armamentos de pressão. Conforme a polícia, a informação errada tentava burlar a fiscalização. Contudo as armas não tinham a ponteira laranja, comum em tais acessórios, já que se tratavam de armas de fogo de verdade.

A operação está em andamento, mas a PF já apreendeu inclusive drogas em um dos endereços buscados.

(Foto: Polícia Federal de Guarapuava)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo