22/08/2023

Importância de levar o pet ao veterinário frequentemente

Assim como humanos necessitam de cuidados frequentes com a saúde, com animais não é diferente. Confira o porquê

veterinary-85925_1280

As visitas regulares ao veterinário são muito importantes para garantir que o pet leve uma vida saudável (Foto: Reprodução/Pixabay)

Assim como humanos necessitam de cuidados frequentes com a saúde, com animais não é diferente. As visitas regulares ao veterinário são muito importantes para garantir que o pet leve uma vida saudável. Além disso, as consultas garantem que o tutor faça a correta higienização do bichinho, bem como, possibilita a identificação precoce de doenças e o controle de parasitas.

Em cada fase da vida do pet o check-up periódico vai ter uma função. Mas o objetivo sempre será manter o bem-estar e disposição. Conheça algumas das principais razões para não faltar às consultas regulares ao veterinário.

FILHOTES

Enquanto os cães ou gatos são filhotes eles recebem os primeiros anticorpos diretamente das mães. Desse modo, após o desmame eles ficam mais suscetíveis às doenças. Por isso, é muito importante haver um acompanhamento inicial do filhote na clínica veterinária.

O veterinário vai aplicar as primeiras vacinas e prescrever vitaminas quando necessário. Assim, é possível identificar precocemente. Como os filhotes são ainda muito sensíveis, o profissional também vai orientar sobre a melhor alimentação e o que esperar do comportamento dele.

ANIMAIS IDOSOS

Quando o pet se tornar um idoso, as visitas a clínica veterinária devem se tornar ainda mais necessárias. Dos sete meses de vida a por volta dos sete anos de idade, o ideal é que as consultas com o veterinário sejam anual. Assim o profissional pode avaliar o estado de saúde do pet e garantir que esteja tudo bem.

Porém após os oito anos, cães e gatos passam a ser considerados idosos. Nessa fase da vida alguns aspectos dos bichinhos normalmente são afetados, como a saúde e a disposição. A cada dia eles podem ficar mais frágeis e debilitados. Portanto, a frequência de visitas ao médico veterinário deve ser semestral.

CUIDADOS

Não importa a fase da vida do pet, o veterinário vai ajudá-lo sempre. É o profissional que tem experiência o suficiente para orientá-lo em qualquer momento e não precisa ser o seu ponto de apoio apenas se o pet adoecer.

A cada consulta, é importante que o tutor relate tudo o que estiver acontecendo com o animal, bem como possíveis alterações no comportamento. Quanto mais informações o profissional souber, maiores serão as chances dele identificar o que está acontecendo e tomar as devidas providências.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.