22/08/2023


Cotidiano Região

Estágio em Fonoaudiologia cria grupos de acolhimento a idosas de Irati

Ação promove encontros ao longo do semestre, com grupos de idosas dos bairros Riozinho e Engenheiro Gutierrez, próximos ao campi da Unicentro

No total, foram oito encontros, sempre no formato roda de conversa (Foto: arquivo pessoal)

As mulheres da terceira idade também têm vez. Por isso, o estágio em Saúde Coletiva de Fonoaudiologia criou um espaço de acolhimento e escuta para elas. A ação promoveu encontros ao longo do semestre, com grupos de idosas dos bairros Riozinho e Engenheiro Gutierrez, vizinhos do campi Irati da Unicentro.

As reuniões abordaram discussões sobre envelhecimento, autocuidado, saúde mental e autoestima. De acordo com a professora Amanda Zerbeto, responsável pelo estágio, a proposta surgiu após um levantamento em conjunto com a Secretaria de Educação de Irati. A partir de entrevistas individuais com a população idosa do município, a equipe identificou as principais demandas.

O que percebemos nas conversas é que eles sentem muita falta de terem com quem conversar. A família não tem tempo porque os filhos trabalham ou eles moram sozinhos. Organizamos grupos com idosas mulheres porque entendemos que as mulheres têm especificidades diferentes.

ENCONTROS

Conforme as informações, em oito encontros com temáticas específicas, as participantes puderam trocar experiências, conhecimentos e estreitar as relações. Além disso, puderam contar com o suporte das estagiárias e das profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Riozinho, local em que as reuniões ocorreram.

Além disso, a professora responsável pelo projeto afirmou que o intuito é evidenciar a importância do cuidado para além da saúde física. “Não é só tomar um remédio para diabetes, para hipertensão. Cuidar da nossa saúde social, da nossa saúde mental importa. Elas encontraram um espaço em que puderam compartilhar as vivências e a gente pode discutir diversos assuntos, como o que mudou com a velhice. Elas falaram das mudanças físicas, as dores, limitações que elas têm, a perda do trabalho”.

O encerramento do estágio resultou na 1ª Exposição de Arte “Nossas histórias”, com itens alimentícios a peças de tricô e crochê. A mostra representou parte da própria história de vida das mulheres como também enalteceu as habilidades pessoais de cada uma.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo