O início da estação das folhas secas não deve “chegar chegando” e mudar totalmente o clima nos próximos dias. O Outono inicia às 18h25 desta segunda (20) e vai até as 11h58 do dia 21 de junho, mas deve repetir as condições meteorológicas do fim do verão.
Dessa forma, não se deve esperar, nesse início, uma diminuição das chuvas, tampouco dias mais frios, já que o destaque continua para as mudanças rápidas de temperatura. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), geralmente nesta época do ano, há redução no volume de chuva e declínio da umidade do ar.
Mas isso não deve ocorrer logo no início do outono. Apesar de não ter previsão de chuva para o restante dessa semana, em Guarapuava, por exemplo, deve voltar a chover no domingo (25). Entretanto, os meses da estação têm aumento no intervalo entre as chuvas, associado à passagem de frentes frias.
A nova estação é marcada pelo “Equinócio de outono”, quando o dia e a noite têm a mesma duração. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), “o cenário climático global indica dissipação do fenômeno La Niña e ausência de El Niño”.
Porém, as águas do Oceano Atlântico Sudeste permanecem ligeiramente mais quentes do que o normal. As manhãs e noites tornam-se gradativamente mais frias. A temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal climatológica da estação.
Dessa forma, há previsão de variações bruscas durante a estação. Assim, alguns dias devem ser muito frios, intercalados com períodos agradáveis e geada nas áreas mais altas do Paraná. Conforme o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, o regime de chuvas ficará normal para o outono em todas as regiões, com distribuição irregular.
Ou seja, há previsão de períodos de vários dias consecutivos de tempo seco – os chamados veranicos – e nevoeiros. Dessa forma, segundo o Simepar, deve voltar a chover mais em maio. Além disso, na primeira semana desse mês entra em operação o serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar.
Leia outras notícias no Portal RSN.