O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforçou nesta quarta (22) a urgência para a doação de sangue no Paraná, em especial dos tipos O e B-. Isso porque, estes tipos sanguíneos estão com as reservas em condição crítica, com estoque suficiente para até dois dias.
Conforme o secretário de Estado da Saúde, César Neves, a doação sempre ajuda mais pessoas. “Sempre que falamos sobre doação, reforçamos um ponto especial: não existe substituto para o sangue. Por isso, o ato de doar não é somente uma ação solidária, mas de importância incalculável para salvar vidas. Com uma única doação, é possível ajudar até quatro pessoas que precisam de sangue”.
HEMOCENTRO
Por outro lado, o Hemocentro Regional de Guarapuava está com os níveis adequados de estoque de sangue. De acordo com o diretor da unidade, Fernando Guiné, a manutenção só é possível com o Projeto Captação Assertiva.
Fazemos a captação conforme a demanda, acompanhamento diário de estoque e a convocação pontual de doadores (por tipo). Independentemente do tipo sanguíneo ser mais prevalente ou raro, o que orienta a captação é a demanda, por isso criamos o Projeto Captação Assertiva. Implantamos por etapas desde 2019 e continuamos em evolução. Dessa forma, temos alguns indicadores diferenciados em comparação a Hemorede do Paraná.
PARA DOAR
É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Já os menores de idade devem apresentar a autorização e estar acompanhados do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado.
Além disso, ele deve evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). Por fim, é possível agendar a doação clicando aqui.