22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Mundo

Dia Mundial da Água alerta para crise hídrica no mundo

Um relatório da ONU alerta para um cenário que aponta aumento de demanda enquanto é evidente a redução na disponibilidade de água no mundo

Dia-Mundial-da-Agua-2023-mudanca

A fabula do beija-flor que apaga o incêndio carregando gotas de água no bico é a referência (Arte: Divulgação)

Há anos que ambientalistas e organizações que lutam pela preservação dos bens naturais falam sobre a iminência da crise hídrica no planeta. Na véspera do Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta (22), a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório alertando para o risco de uma crise global devido a escassez de água.

De acordo com o documento, o uso da água tem aumentado 1% ao ano nos últimos 40 anos, em âmbito mundial. A estimativa é que a taxa de crescimento continue neste patamar até 2050. Isso gera incertezas diante de um cenário que aponta aumento de demanda enquanto há uma evidente redução na disponibilidade de água.

No planeta há cerca de 2,5% de água doce circulando. A maior parte dela está nos polos e nas geleiras. Outra parte está no subsolo, em aquíferos e poços. Somente 0,03% de toda a água do mundo está em lagos, rios e outras fontes disponíveis para atender às necessidades humanas.

Conforme dados do relatório, obtidos em 2020, dois bilhões de pessoas não possuem acesso a serviços de água potável, isso representa 26% da população mundial. Já 3,6 bilhões de pessoas, ou 46% da população, não têm acesso a saneamento.

Por isso, mudanças nos hábitos de consumo e também no estilo de vida são urgentes. Este ano a ONU definiu como tema de debates: ‘Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo’. A fabula do beija-flor que apaga o incêndio carregando gotas de água no bico é a referência. A organização busca com isso discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A ONU criou o ‘Dia Mundial da Água’ no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, feita no Rio de Janeiro. Por esse motivo, o evento ficou conhecido como Rio-92. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

GUARAPUAVA

Durante 2022 muitos municípios do Paraná tiveram que aderir ao rodízio de água devido a escassez hídrica causada pelo longo período de seca na região. Guarapuava não chegou a vivenciar a situação. Porém, rotineiramente, os moradores experimentam como seria ficar sem água devido às recorrentes obras de manutenção feitas pela Sanepar nas redes de distribuição da companhia.

De acordo com a empresa, 100% da população urbana de Guarapuava e demais 345 municípios são atendidas com água tratada. Por isso, não há razões para que as pessoas fiquem em alerta com uma possível falta de água, “ainda que tenhamos algum movimento de seca que possa ocorrer (não existe previsão de estiagem, a princípio, para este inverno)”.

A água do nosso manancial, o Rio das Pedras, é abundante e a bacia é bem preservada. Claro, isso depende muito de nós, da população.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.