A Polícia Militar resgatou uma égua prenha que sofria maus tratos do proprietário de 38 anos em Foz do Jordão. O regaste ocorreu após os integrantes da Associação Protetora dos Animais de Foz do Jordão (Apaf) o denunciarem à PM. A equipe se deslocou até a Linha Santa Bárbara nesse domingo (2), para levar o animal da propriedade.
Os denunciantes contaram que o homem agrediu a égua e ainda havia um vídeo em que aparecia o animal caído em uma via. Nas imagens, o proprietário amarrava uma corda no rabo do animal e puxava. Além disso, os policiais também tiveram acesso a um áudio em que o denunciante afirmava que o autor estava dando chutes na cabeça da égua.
RESGATE
Diante dos fatos, os policiais verificaram o caso com a equipe da Apaf e viram o dono usando o animal em serviços domésticos. A PM questionou o homem sobre o ocorrido e ele informou que a égua está prenha e acabou caindo. Por isso, ele achou necessário amarrar cordas para auxiliar a levantá-la.
A equipe constatou que havia outros animais no local, porém não verificou algo que caracterizasse maus tratos. No entanto, a égua estava debilitada e com visível desnutrição. Mesmo assim, o proprietário usava o animal para transportar pessoas e cargas.
Por fim, a equipe da Apaf requisitou o recolhimento do animal para o devido tratamento em local adequado. Já o dono da égua foi conduzido para lavratura do Termo Circunstanciado.
Leia outras notícias no Portal RSN.