Cerca de 35% das mulheres no Brasil têm melasma, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB). A doença que causa manchas escuras na pele aparecem mais frequentemente nas bochechas, testa, nariz e queixo. Não há uma única definição para o problema, mas sabe-se que ele está relacionado, principalmente, à exposição solar.
Contudo, o uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças também podem fazer as manchas aparecerem. Nas mulheres, o melasma costumam se intensificar durante gravidez, mas após o parto elas costumam desaparecer. O mesmo acontece após uma mulher afetada interromper o uso de pílulas anticoncepcionais. Cremes de clareamento da pele podem ajudar a disfarçar o problema.
Elas ocorrem devido a alterações anormais na pigmentação da pele. Na maioria dos casos há a produção em excesso de melanina como mecanismo de defesa. Porém, quando são tratadas precocemente, elas pode ser quase que totalmente eliminadas. O tamanho é variável e pode até mesmo atingir uma porcentagem maior da pele do que as regiões sem manchas.
Como um dos maiores fatores para a aparição das manchas é o verão devido à alta exposição solar, por outro lado o outono se apresenta como uma estação particularmente propícia para o tratamento. Isso porque, nesta época do ano, os dias são mais curtos e há uma menor incidência de sol, sendo favorável para os tratamentos que utilizam tecnologias a laser.
Desse modo, a esteticista especialista em dermatofuncional Cleuza Meira recomenda optar por tratamentos que não agridam a pele e ajam de forma mais leve. Esse tipo de mancha altamente sensível, dependendo do procedimento aplicado, pode sofrer um efeito rebote. Nele, a pele clareia de forma inicial, mas pouco depois pode apresentar manchas ainda mais pigmentadas.
PEELING VULCAN ICE
Além disso, Cleuza indica o ‘Peeling Vulcan Ice’ que é uma terapia combinada com ácidos vulcânicos, voltado para o clareamento seguro e eficaz da pele. Ele atua em todas as etapas na formação da hipercromia (mancha). “Contém ingredientes que juntos proporcionam uma ação global no tratamento de hipergmentações de origem melânica. Age na prevenção, tratamento, manutenção, controle da repigmentação cutânea e rejuvenescimento”.
O peeling químico Vulcan Ice tem o objetivo de clarear manchas escuras (melasmas) que geralmente podem ser causadas após a gravidez, ou pela exposição ao sol.
Além disso, a especialista indica o tratamento para todos os fototipos já que proporciona renovação celular, clareamento facial, correção de imperfeições nas pigmentações da pele. Ainda apresenta melhora da elastina da pele e reduz rugas e linhas de expressão.
Não precisa ausentar-se das atividades durante o tratamento. Recomenda-se de início uma limpeza de pele. Isso porque atua eficazmente em todos as etapas da formação da hipercromia: da síntese à deposição da mancha. “Vulcan Ice é um tratamento profissional para o clareamento seguro e eficaz da pele”.
Ele contém ingredientes que juntos proporcionam uma ação global no tratamento de hiperpigmentações de origem melânica. Ademais, possui mecanismo de ação integrada e inteligente que age na prevenção, tratamento, manutenção, controle da repigmentação cutânea e rejuvenescimento.
COMO É FEITO
O tratamento ocorre em três etapas. Primeiramente aplica-se um conjunto de ácidos vulcânicos que esfoliam a pele. Em seguida utiliza-se uma máscara despigmentante e por fim, é feito a aplicação de cremes com propriedades clareadoras e de regeneração celular. “É realizada em casa pelo paciente”.
De acordo com a estecistam o tratamento é eficaz devido a atuação nas fases de formação da melanina. “O peeling vulcanice atua antes, durante e depois da formação da melanina e por isso elimina as manchas cutâneas e recupera a textura da pele, devolvendo o brilho”.
Ela completa que por estimular a renovação celular – elimina as células mortas e estimula a formação de novas – o tratamento também ajuda no rejuvenescimento, atenuando rugas e linhas de expressão.
Duas sessões de aplicação do peeling vulcanice são suficientes e a partir da primeira o paciente já percebe os resultados. Mas quem se submete a técnica deve atentar para alguns cuidados, como evitar exposição ao sol durante o tratamento e usar sempre o filtro solar. Além disso, é recomendado aplicar o peeling durante o inverno e com acompanhamento de profissional em todas as etapas. “
Por fim, o tratamento é contraindicado para gestantes, lactante, indivíduos com alergia a ácidos e despigmentantes. Ainda, não é recomendado para menores de 21 anos.
Leia outras notícias no Portal RSN.