22/08/2023
Cotidiano Região

Cândido de Abreu terá que fornecer transporte escolar para indígena

A determinação do MPPR ocorreu porque a criança sofria bullying e quando mudou de colégio, teve o acesso ao transporte negado

pexels-transporte

A determinação do MPPR ocorreu porque a criança sofria bullying e quando mudou de colégio,teve o acesso ao transporte negado (Foto: Reprodução/Pexels)

A Prefeitura de Cândido de Abreu terá que fornecer transporte escolar gratuito para uma criança indígena. A decisão determinada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) ocorreu devido ao bullying que o menor sofria no município.

De acordo com o MPPR, a criança estava matriculada na escola que fica na própria comunidade indígena. Mas por causa de episódios de bullying, os pais decidiram matricular o menor em outro colégio do município. Contudo, a criança não tinha acesso ao transporte escolar, porque existia uma instituição de educação na comunidade indígena.

Por meio da Promotoria de Justiça de Cândido de Abreu, o MPPR expediu uma recomendação administrativa para o município. Após uma resposta da Secretaria Municipal de Educação, o órgão emitiu um documento com a determinação.

Portanto, houve a imprescindibilidade da oferta do serviço, o respeito à autodeterminação dos povos indígenas. Assim como, a expressa proibição legal de atos que promovam segregação devido a condição racial.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.