A depredação do patrimônio público é um ato que não causa prejuízo somente ao Estado, mas para toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de seis meses a três anos e multa. Em Guarapuava esse tipo de crime também ocorre.
De acordo com o secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava, Milton Roseira, os cuidados de locais como quadras esportivas, ginásios de esportes, além de academias ao ar livre, deve partir da população que é a verdadeira dona destes lugares.
É preciso combater todo e qualquer ato de vandalismo. Por isso, eu conto com a colaboração das pessoas da comunidade para que denunciem essas práticas em nossa cidade. Cabos de cobre, por exemplo, da fiação das nossas quadras e ginásios, são visados pelos vândalos, uma vez que o metal é valioso. A Polícia Civil tem nos ajudado com investigações sobre os locais que compram esses metais. Mas a partir de denúncias, os atos que depredam o patrimônio público podem ser contidos com a prisão dos criminosos.
Por fim, as denúncias podem ser feitas para a Polícia Civil de Guarapuava, pelo telefone (42) 3630-1700, ou para a Polícia Militar, no número 190.
Leia outras notícias no Portal RSN.