Enquanto no país inteiro a questão do nepotismo gera debates em todas as esferas públicas, com relação à legalidade e à moralidade, em Foz do Jordão o prefeito Anildo Alves da Silva (PMDB) se amparou em uma Lei Municipal e nomeou os dois filhos, a esposa e o enteado como secretários municipais. Além disso, o irmão do prefeito trabalha em uma empresa terceirizada para o município, mas estaria utilizando um veículo da Prefeitura nos serviços.
O vice-prefeito Alcides Leria da Silva também se ampara na mesma Lei e mantém dois netos como estagiários no governo municipal. O presidente da Câmara de Vereadores, Valdir da Costa (PP), que é a da base aliada ao governo, também tem um irmão nomeado em cargo em comissão na Prefeitura.
Secretarias
O organograma da Administração Municipal de Foz do Jordão contempla sete secretarias. Desse total, uma está sem nomeação e quatro estão distribuídas entre os parentes diretos do prefeito.
– Secretaria de Administração: secretário Leandro Sgarbossa da Silva, nomeado em 01/11/2008 (filho do prefeito);
– Secretaria de Finanças: Keli Sgarbossa da Silva, nomeada em 02/01/2009 (filha do prefeito);
– Secretaria de Assistência Social: Marilva Sgarbossa da Silva, nomeada em 02/02.2009 (esposa do prefeito);
– Secretaria de Transportes: Sebastião Elias do Nascimento, o “Tião” (enteado do prefeito).
– Secretaria de Educação: está há cerca de 03 meses sem titular da pasta, mas extra-oficialmente quem responde pelo setor é a secretária de Finanças Keli Sgarbossa da Silva (filha do prefeito).
As únicas secretarias onde não há parentes do prefeito nomeados são Saúde e Agricultura.
Além das nomeações para secretários, o prefeito também mantém a namorada do filho Leandro, Grasieli Zancanaro, no cargo comissionado de chefe do setor de Tributação. Até pouco tempo, Grasieli era a pregoeira oficial do município, responsável pela condução de processos licitatórios. Atualmente, a pregoeira oficial é a filha do prefeito Keli Sgarbossa da Silva, que também acumula a Secretaria de Finanças e responde extra-oficialmente pela pasta da Educação.
Outro caso que chama a atenção é o do irmão do prefeito, Ivo da Silva, que presta serviços em uma empresa terceirizada para a manutenção da iluminação pública. Ivo não tem cargo na Prefeitura, mas estaria utilizando um veículo do Município para executar os trabalhos terceirizados.
A preferência na contratação de parentes atinge também o vice-prefeito Alcides Leria da Silva, que mantém dois netos como estagiários da Prefeitura, sendo que um atua na Secretaria de Educação e outro no Telecentro do Município.
A contratação de parentes em Foz do Jordão rompe o Paço Municipal e se instala também na Câmara de Vereadores. O atual presidente da Casa, Valdir da Costa, que é da base aliada do governo municipal no Legislativo, tem o irmão Felipe Cesar da Costa nomeado através do decreto 190/2010, de 25/08/2010, para o cargo de chefe do setor de Tesouraria, vinculado à Secretaria de Finanças. Porém, estranhamente, Felipe trabalha como ajudante de pedreiro em obras da Prefeitura.
Ministério Público
Todas essas nomeações do prefeito Anildo Alves da Silva já foram pauta de uma denúncia encaminhada ao Ministério Público, que está investigando o caso.