Um homem de 61 anos acabou preso pela Polícia Militar por praticar maus-tratos contra três cachorros em Prudentópolis. O animais tinham acesso à água e comida, no entanto apresentavam sinais de baixo peso. A equipe verificou o caso nessa quarta (19), na Vila da Luz.
A ocorrência começou quando denúncias anônimas chegaram para a PM, informando sobre a situação dos animais. Logo depois, os policiais se deslocaram até o endereço citado nas denúncias e a equipe fez contato com o responsável. Ele informou à polícia que alimenta e hidrata os cães e convidou a equipe para verificar os animais.
Havia três cães, sendo que dois deles estavam amarrados em correntes de aproximadamente 1,5 metro. Os animais até tinham acesso à água e comida, mas apresentavam baixo escore corporal. Por isso, os policiais prenderam e encaminharam o responsável à delegacia, sem direito à fiança.
ENCAMINHAMENTO
A ação policial está de acordo com a Lei 14.064/2020, que aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. Assim, quem cometer esse crime poderá ser punido com uma pena de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Mas se o crime provocar a morte do animal, a pena pode aumentar em até 1/3.
Em seguida, a Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis (Apasf) de Prudentópolis acolheu os animais maltratados. A organização de voluntários protege e acolhe cães e gatos no município.
(*Com informações da Rádio Copas Verdes FM)
Leia outras notícias no Portal RSN.