O programa Coopera Paraná do Governo do Estado destinou R$ 635 mil para ampliação e compra de materiais da Associação de Mulheres Rurais de Chopinzinho (AMR). Com a reforma a instituição ganhou mais 102 metros quadrados e uma cozinha equipada.
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) mais R$ 135,2 mil foram garantidos por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan). O dinheiro viabilizou equipamentos para uma cozinha industrial. Desse modo, com as melhorias, 187 associadas acabaram beneficiadas.
Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, destacou durante a solenidade que o Paraná tem grandes cooperativas, que começaram com poucos recursos, mas muito entusiasmo. “As pequenas também podem crescer. A capacidade de somar esforços é importante para termos bons resultados. É por isso que criamos o Coopera Paraná. Temos mais de 170 pequenas cooperativas, com faturamento ainda baixo, mas com muitas oportunidades”.
AMR
Segundo a presidente da AMR, Evanir Acorsi, das 187 associadas, 51 fazem parte da agricultura familiar. Conforme Evanir, os recursos do governo estadual estão colaborando para aprimorar o trabalho e profissionalizar a produção de geleias e compotas. Bem como na panificação e o armazenamento dos produtos que atendem programas federais de compras públicas para alimentação escolar.
O que era sonho hoje é uma realidade. Com o programa Coopera Paraná, agora temos uma estrutura nova, com amplo espaço, exclusivo para recebimento da merenda escolar, onde é feita a divisão dos produtos. Assim, as famílias têm uma boa complementação no seu orçamento.
Por fim, a Associação de Mulheres Rurais de Chopinzinho (AMR), oficializada em 1987, teve como fundadora Maria Tereza Simon Remor. Além dela, mais três mulheres da mesma localidade participaram do Primeiro Encontro Estadual das Mulheres Rurais em Curitiba. Uma extensionista do IDR-Paraná as levou à Capital.
Leia outras notícias no Portal RSN.