A morte de um homem de 33 anos que passou mal na rodoviária de Prudentópolis na última segunda (17) e não conseguiu atendimento dos bombeiros e do Samu, traz novas informações nesta quinta (20). Depois que a reportagem foi ao ar nessa quarta (19) no Portal RSN, o deputado estadual Ney Leprevost enviou um ofício ao governador Ratinho Junior, pedindo reforço na base de atendimento do Samu no município de Prudentópolis.
O deputado argumentou ao governador que “tal reforço se faz necessário, pois, segundo relatam os moradores e os meios de comunicação local, os cidadãos têm necessitado do atendimento Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu mas não conseguem retorno ou atendimento”.
Após a repercussão, a Prefeitura de Prudentópolis – esclarece que não tem qualquer envolvimento com o Samu e quem toma as decisões é o Estado. Contudo, preocupada com o caso, entrou em contato com o Médico Responsável pelo Samu pertencente a 5ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. O médico emitiu uma nota oficial esclarecendo sobre o fato. Leia a nota na íntegra abaixo.
COMUNICADO OFICIAL
“Diante do ocorrido no último dia 17/04/2023, onde após passar mal um homem foi socorrido e encaminhado por agentes públicos na rodoviária do município de Prudentópolis até atendimento médico, com o relato de populares de inúmeras tentativas sem sucesso de contato com o SAMU – A Coordenação Geral do SAMU Regional Centro, vem a público antes demais nada, lamentar pelo ocorrido com os maiores préstimos a todos – mas também, deixar claro que a central de regulação de urgências e emergências não recebeu nenhuma solicitação de atendimento no endereço referido nesta data, estando todos os canais de comunicação em pleno funcionamento e sem sinais de avarias no momento do ocorrido, tendo atendido a todas as ocorrências acolhidas do município de Prudentópolis.
O serviço ainda salienta que devido a problemas técnicos das operadoras de telefone regional, o SAMU Regional Centro está utilizando mais meios de comunicação provisórios em toda as fases de implantação do serviço nos 20 municípios da região, sendo via telefones provisórios (42) 4142-1716, (42) 3142-1719, Whatsapp (42) 3621-7182 e por aplicativos de mensagens por contato DIRETO com Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, quando há alguma solicitação iniciada por estes – a regulação sempre acolhe os pedidos feitos e encaminha o suporte adequado quando necessário. Jamais o serviço se furtou em atender situações de emergência, e desde a sua implantação no município, em agosto de 2022 já realizou mais de 1500 atendimentos com suas unidades, seja para atendimento primários, nas casas e vias públicas e estabelecimentos comerciais até atendimentos secundários de transferências inter-hospitalares de pacientes graves.
Desta forma, o SAMU Regional Centro, ressalta que assim como outros serviços públicos está sofrendo com vários problemas de ordem técnica com dificuldade de realização de chamadas telefônicas, e o Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional de Saúde (CIS5RS) – está demandando máxima atenção ao processo licitatório para contratação de serviço próprio de telefonia, enfim para a realização do entroncamento do tri-digito 192 para toda a região, porém até este processo, demorou mais do que esperado, devido processos de avaliação técnica do tribunal de contas do Estado.
Salientamos de forma geral que, a Gestão Municipal de Prudentópolis está cooperando de toda forma para melhoria do serviço, porém toda a responsabilidade de gestão do SAMU Regional cabe ao CIS5RS. Por fim, deixamos claros que processo administrativo já está em aberto para apurar possíveis erros de operação dos servidores do SAMU regional Centro, e que tudo que pode ser feito para correção o mais breve possível dos problemas telefônicos, no que tange a área de ação do CIS5RS e SAMU Regional já estão tendo máxima prioridade. Continuaremos em busca do melhor atendimento a Prudentópolis e todos os outros 19 municípios consorciados.
Dr. Rodrigo Lagos
Coordenador Geral do SAMU Regional Centro”
Leia outras notícias no Portal RSN.