22/08/2023

O lobo mau do Rock Errou

imagem-28116

 

Por Cristiano Martinez

 

Nos últimos anos, o gênero da autobiografia se tornou espaço preferido de estrelas do rock para revelar seus segredos mais inconfessáveis. Após a casa dos 50/60 anos de idade, gente como Eric Clapton (ex-Yardbirds e Cream), Keith Richards (dos Rolling Stones) e Ozzy Osborne (ex-Black Sabbath) se sentem mais à vontade para contar situações difíceis de perdas e ganhos no mundo alucinado de sexo, drogas e rock and roll.

 

Desde o final do ano passado, o músico brasileiro João Luiz Woenderbag Filho entrou para esse seleto grupo. Junto com o jornalista Claudio Tognoli, ele lançou um tijolaço de quase 600 páginas: o livro “50 anos a mil” (Ed. Nova Fronteira). Ah, nunca ouviu falar de “João Luiz”? Trata-se do polêmico cantor e compositor Lobão, aquele mesmo que fez parceria com Cazuza (em canções como “Vida louca, Vida”), ajudou na fundação da Blitz (liderada pelo cantor e ator Evandro Mesquita, o Paulão da “Grande Família”) e gravou os sucessos “Me Chama”, “Vida Bandida”, “Essa noite não”, entre outros.

 

Mas, sua vida não se resume apenas a esses fatos mais conhecidos do grande público. Lobão viveu seus 50 anos de idade de maneira acelerada, num ritmo frenético. Começou cedo a gostar de música e já na infância era fascinado pela bateria. Entrar no mundo da música, foi um pulo. O que veio em seguida foram muitas histórias, amizades, drogas, canções históricas, viagens, amores, tentativas de suicídio, drogas novamente, flerte com o samba e a MPB, polêmicas, brigas…

 

O livro também traz um pouco de luz em sua produção musical, explicando o processo de composição de canções clássicas e discos que, infelizmente, foram fracassos de vendas. O próprio Lobão brinca com isso, dizendo que era especialista em colecionar prejuízos em sua carreira fonográfica.

 

Enfim, é uma trajetória recheada de atitudes intensas, impulsivas e passionais. Mas, acima de tudo, fica a impressão de uma pessoa que pagou o preço caro por preservar sua autenticidade.

 

NOVA ESTAMPA

Textos, vídeos e podcasts sobre cultura pop, acesse: novaestampa.blogspot.com

No blog, conheça e ouça uma canção espetacular de Lobão: “El Desdichado II”, que foi inspirada num poema do escritor francês Gérard de Nerval.

 

SERVIÇO:

Livro: “50 anos a mil” (2010)

Autor: Lobão, com Cláudio Tognoli

Preço: R$ 41,90 (sem o frete)

Onde adquirir: www.saraiva.com.br

Imagem: 2ponto1.blogspot.com

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.