A Polícia Civil (PC) de Guarapuava prendeu um estelionatário de 25 anos que aplicava golpe em lojas do município. A prisão em flagrante ocorreu nessa terça (25) na seção de Estelionatos da 14ª SDP. O jovem estava tentando comprar dois veículos seminovos em uma revenda. O valor da compra totalizava cerca de R$ 223 mil.
De acordo com a PC, o golpista comprava produtos em lojas da cidade e adulterava o comprovante de transferência bancária. Ou ele depositava o suposto valor com envelopes vazios em caixas eletrônicos.
Assim, caso o vendedor não conferisse se o pagamento caiu na conta, ele entregava o produto e só depois identificava a fraude. Agora, a equipe está efetuando a investigação para apurar outros envolvidos no golpe.
OUTRAS AÇÕES
Nos últimos 10 dias, a equipe efetuou a prisão de dois homens de 25 e 30 anos em Guarapuava. Eles tinham mandados de prisão preventiva por estelionato e associação criminosa. Os investigados aplicavam o golpe de venda de terrenos de terceiros ou do poder público.
A PC também interceptou duas vendas de celulares de R$ 20 mil, adquiridos em uma empresa local com cartões clonados por uma organização criminosa com atuação a partir de Minas Gerais. Na ocasião, o grupo utilizava um sofisticado esquema de logística para efetuar as compras e receber os produtos.
Conforme a equipe, houve a identificação de quatro integrantes da quadrilha e as investigações continuam para localizar os demais.
PREVENÇÃO
Para se prevenir, a PC orienta que o vendedor sempre verifique se o valor caiu na conta bancária. Além disso, deve verificar se não se trata de Pix agendado, transferência eletrônica agendada, assim como o depósito de um valor abaixo ao acordado no momento da negociação.
Também é importante se atentar a facilidades na negociação, por exemplo, comprador que não questiona sobre o bem, não solicita desconto e tem pressa para fechar a compra.
Leia outras notícias no Portal RSN.