Neste fim de semana ocorre em Ponta Grossa mais uma edição do ‘Circuito Arte Rua’ e dois artistas Guarapuavanos vão estar por lá disseminando arte na Feira da Benjamin Constant. São eles o artista visual Cristhian Lucas e o grafiteiro Mauricio Oliver.
O evento vai reunir artistas das mais variadas expressões urbanas. Cristhian vai ofertar oficina de Lambe-Lambe, que se trata de uma técnica em papel impresso. Já Oliver vai integrar o time de artistas grafiteiros convidados a produzirem um painel em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa. “Esse painel vai contar com mais de 30 grafiteiros. E de Guarapuava eu fui o convidado pra fazer parte dessa homenagem”.
Para Cristhian que também é arte educador, esse intercâmbio artístico entre as cidades representa uma oportunidade de troca de experiências com outros artistas que dialogam com temáticas parecidas. “Isso com certeza soma muito. Para o cenário cultural local essa troca de experiências enriquece a área cultural dos dois municípios”.
Oliver que tem uma extensa carreira, diz que é muito gratificante receber convites para trabalhos fora de ‘casa’. “Uma das coisas que a gente quer como artista é ser reconhecido pela nossa arte. Reconhecido pelo que a gente faz”.
Então quando recebemos um convite, a gente fica feliz, fica alegre por ser reconhecido. E quando há um convide de pintar fora do município e representar a sua cidade, não tem nem explicação. Eu já recebi outros convites, e é algo ótimo.
OLIVER
Próximo do grafite há 10 anos, Oliver fez da expressão artística fonte de renda há sete anos. Tudo começou quando um amigo o presenteou com uma revista de grafite. “Dali que começou aquele interesse, aquela curiosidade de conhecer um pouquinho mais sobre o grafite”. Veja um pouco do trabalho dele:
Inicialmente ele redesenhava os desenhos da revista. Mas após estudar um pouco sobre a arte, Oliver criou a própria identidade do trabalho dele. Em Guarapuava é comum ver os desenhos do artista espalhados pela rua. Além disso, a arte de Oliver também está exposta no Hospital São Vicente e no Canil Municipal de Guarapuava. Murais que, segundo o artista, o deixam orgulhoso.
O que mais me motiva a trabalhar com o grafite, eu acredito que seja ver a reação das pessoas.
O grafite é uma expressão artística que ocorre em espaços públicos. Surgiu nas periferias de Nova Iorque, na década de 70 quando jovens manifestaram lutas sociais por meio do grafite e impulsionaram a arte de rua.
CRISTHIAN
O artista, que também tem experiência em gestão cultural, trabalha com a técnica de ‘Lambe-Lambe’, oriunda da publicidade. Nessa arte urbana, imagens impressas são aplicadas na parede com uma cola a base de água. Cristian explica que assim como o grafite, o ‘Lambe’ é uma intervenção urbana que faz parte das artes visuais.
Intervenção urbana é uma postura da arte de se levar arte para a cidade. Usa o espaço urbano como suporte e meio de divulgação. Existem vários tipos de intervenção urbana além das artes visuais, como a dança e o teatro também.
CIRCUITO ARTE NA RUA
A 3ª edição do Circuito Arte e Rua ocorre neste sábado (29) e domingo (30) no espaço da Feira do Produtor, na Rua Benjamin Constant em Ponta Grossa. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento apresenta artistas e expressões culturais de diferentes vertentes.
Voltado para as mais diversas manifestações urbanas de arte de rua, o Circuito gratuito busca reunir as diferentes expressões. Devem participar grafiteiros, artistas de hip-hop, com batalha de rima e break, entre outros. Também haverá oficina de lambe-lambe. Está confirmada, ainda, a participação do grupo ‘Varal das Mina’, formado por mulheres que trabalham com brechó (alguns só on-line).
Leia outras notícias no Portal Rede+ e no Portal RSN.