22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Laranjeiras do Sul enfrenta uma epidemia de dengue, diz prefeito

Os casos positivos tiveram um aumento de mais de 365% em menos de um mês. O bairro Água Verde concentra 76% dos casos confirmados

Dengue-Macro of mosquito (Aedes aegypti) sucking blood

Laranjeiras do Sul enfrenta uma epidemia de dengue, diz prefeito (Imagem: Reprodução/Freepik)

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, afirmou nas redes sociais que o município enfrenta uma epidemia de dengue. Na publicação, ele disse que o nível máximo de infestação tolerado pelo Ministério da Saúde é de 3,9%, mas Laranjeiras do Sul já atingiu 4,5%.

Conforme levantamento dos agentes de endemias, o município tem 107 casos positivos da doença. No boletim divulgado no dia 30 de março eram 23 confirmações. Ou seja, houve um aumento de mais de 365% em menos de um mês. No momento há 274 notificações.

Nessa quarta (26), o vice-prefeito Valdemir Scarpari se reuniu com os profissionais da Vigilância em Saúde e da Vigilância de Epidemiologia, para definir uma mobilização contra o Aedes aegypti. Dessa forma, conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Massuqueto, haverá um trabalho com os terrenos sujos e baldios.

Diariamente os agentes de Endemias e de saúde estão vistoriando as residências. Intensificando o trabalho, será feito uma ação in loco no bairro com maior registro de casos confirmados.

No dia 6 de maio, sábado, a equipe vai passar por toda a região do bairro Água Verde. Isso porque esse bairro concentra a maioria das notificações de infestação do mosquito. Além disso, dos 105 casos confirmados da doença, 70% estão naquela região da cidade.

FISCALIZAÇÃO

No início de abril, a prefeitura deu início a fiscalizações e limpezas em terrenos baldios para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Luiz Aquiles de Andrade, haverá multa para pessoas que descumprirem as regras.

O proprietário da área com vegetação acima de 60 centímetros de altura será notificado para que efetue a limpeza, mantendo-o sem acúmulo de lixo ou vegetação, caso contrário, estará sujeito às penalidades que estão previstas nas leis 009/2015, 024/2015 e 026/2020.

Conforme a Prefeitura, há muitas denúncias apontando lotes e terrenos que apresentam vegetação alta, além de lixos. Quem ver uma situação assim, pode entrar em contato pelos telefones (42) 3635-7595 e (42) 3635-8137 e fazer uma denúncia anônima.

ORIENTAÇÕES

A Prefeitura pediu o apoio e comprometimento dos moradores do município para eliminarem criadouros do mosquito. Ou seja, entulhos, lixo, pneus, vasos de plantas. Além disso, também vai disponibilizar, a partir da próxima terça (2), um espaço exclusivo para o descarte de pneus, na Sociedade Rural.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.