Guarapuava fechou o mês de março com saldo positivo de 311 vagas de emprego, conforme os dados do Novo Caged. O relatório divulgado nessa quinta (27) mostra que o município está aos poucos se recuperando dos resultados negativos nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023. O último mês já teve um ‘fôlego’, pois fechou com saldo 287 postos de trabalho. Agora, março teve um aumento de 8% de vagas.
Mesmo que seja de apenas um dígito, os dados apontam uma melhora no setor de empregos que movimenta a economia. Até porque o relatório não apresenta setores com saldo negativo. Novamente, o setor que lidera o ranking de maiores saldos é o de Serviços. Com 906 admissões contra 771 desligamentos, um saldo de 135 postos de trabalho criados.
Em seguida, a Indústria se destaca com 473 contratações diante de 356 demissões, tendo assim um resultado positivo de 117 vagas criadas/mantidas. Já o Comércio teve uma queda de vagas, mas não chegou a um saldo negativo. Em março, o setor contratou 780 pessoas, por outro lado, houve 738 desligamentos. Ou seja, um saldo de 42 admissões.
SALDOS BAIXOS
Entre os número mais baixos, está o setor de Construção Civil que teve um saldo positivo de apenas um posto de trabalho com carteira assinada. De acordo com o Novo Caged, houve a contratação de 270 pessoas e o fechamento de 269 postos de trabalho com carteira assinada. Em fevereiro, o segmento teve um resultado negativo de 28 vagas. Ou seja, apesar do saldo pequeno, já é uma recuperação para o setor.
A Agropecuária também não teve um dos melhores números. O setor contou com 160 admissões e 144 desligamentos, totalizando saldo de 16 pessoas admitidas. Em comparação a fevereiro, o setor apresentou queda no resultado, quando encerrou o mês com um saldo de 36 vagas criadas. Assim, o setor teve uma queda de contratações de 55% em março, comparado com o mês anterior.
PARANÁ
O Paraná terminou o mês de março com saldo positivo de 13.387 vagas de emprego com carteira assinada. Isso porque houve 170.527 vagas criadas e 157.140 postos de trabalho encerrados. Dessa forma, o Estado alcançou o melhor resultado do Sul e o quinto melhor do País no período, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás.
Leia outras notícias no Portal RSN.